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Vendas devem crescer até 3% no Dia das Crianças

Roupas, calçados, brinquedos, celulares e jogos devem ser os campeões de vendas; tíquete médio do presente deve variar entre R$ 200 e R$ 250 

Duas fotos: Marcello Casal Jr./Ag.Br.e Alfredo Risk (detalhe)  A lista dos pais traz roupas e calçados, mas a criançada gosta mesmo é de brinquedos, jogos e celulares, além de programas em família (Alfredo Risk)

Os lojistas ribeirão-pretanos estimam crescimento médio entre 1% e 3% nas vendas para o Dia das Crianças, celebrado neste sábado, 12 de outubro. A projeção é do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido por Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP). O tíquete médio do presente deve variar entre R$ 200 e R$ 250.

No ano passado, as vendas do setor cresceram 6,5% em outubro.  “Vamos ter um pico de vendas até o dia 12 e depois uma acomodação ao longo de outubro, considerando que, no final do mês, a época do Halloween deve gerar um pouco mais de movimento em lojas dos segmentos envolvidos com a data”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.

Intenção de Compra – Segundo o CPV, 73% dos consumidores de Ribeirão Preto e região devem comprar algum presente no Dia das Crianças, em 2024. Desses, cerca de 50% pretendem gastar o mesmo valor no ano passado, 32% querem gastar menos e 18% planejam investir um pouco mais.

“O consumidor está cauteloso e de olho nos preços e nas promoções. Percebemos uma tendência de se fazer certa economia agora no Dia das Crianças para poder investir em um presente melhor no Natal”, afirma Diegop Galli Alberto.

Ainda de acordo com o pesquisador, “A maior parte dos brasileiros está com o orçamento apertado. Apesar disso, muitos fazem sacrifícios para agradar filhos, netos, sobrinhos e afilhados, que ficam esperando algum presente, ainda que não seja exatamente aquilo que se esperava ganhar”, diz.

Campeões de vendas – No Dia das Crianças, os produtos mais procurados são roupas, calçados, brinquedos, jogos e celulares, além de programas de lazer e entretenimento em família, que vêm ganhando força ajudando a movimentar outros setores da cadeia produtiva local.

Horário especial – O comércio tradicional de Ribeirão Preto funcionará normalmente na sexta-feira (11), das nove às 18 horas. Conforme a Convenção Coletiva de Trabalho, firmada entre Sincovarp e Sindicato dos Comerciários (Sincomerciários), as lojas terão horário especial de funcionamento no sábado (12), com abertura facultativa até as 18 horas.

Nos shopping centers de Ribeirão Preto, o horário será normal na sexta-feira, das dez às 22 horas (No caso do Shopping Santa Úrsula, das nove às 21 horas). No sábado, a abertura é facultativa das 14 às 20 horas, em todos os shoppings.

Acirp Os comerciantes de Ribeirão Preto estão otimistas com as vendas para o Dia das Crianças, como mostra um levantamento feito pelo Instituto de Economia Maurílio Biagi da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (IEMB-Acirp).

De acordo com os dados, 47,8% dos empresários estão confiantes ou muito confiantes que as vendas para a data serão superiores às do ano passado. O valor médio das compras deve variar de R$ 125 a R$ 200.

A  expectativa positiva se reflete na preparação das 374 empresas da cidade que devem ser beneficiadas pelas compras de presentes, das quais 230 são do segmento de comércio de brinquedos e artigos recreativos (61,5%) e outras 144 atuam na venda de livros (38,5%).

Os lojistas também estão empenhados em atrair os consumidores, como mostra a pesquisa: mais da metade dos empresários (56,5%) planeja realizar promoções para impulsionar o movimento e conquistar os clientes.

O levantamento da Acirp aponta ainda que, embora 78,3% das vendas sejam feitas em lojas físicas, 83,33% desses empresários também atenderão os clientes por meio de canais digitais, como WhatsApp e Instagram.

Isso demonstra a adaptação do comércio local ao comportamento multicanal dos consumidores, proporcionando mais conveniência e ampliando o alcance das ofertas para além do ponto de venda tradicional.

“Além disso, investir em divulgação e comercialização pelas redes sociais pode ser decisivo para captar a atenção de quem busca praticidade e informação rápida antes de definir o presente ideal”, sugere a analista Livia Piola, do IEMB-Acirp.

 

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