Tribuna Ribeirão
DestaqueEconomia

Vendas de veículos sobem 6% em janeiro 

No ano passado, as compras de carros superaram as previsões iniciais, no embalo da expansão do crédito, da renda e do emprego, junto com as entregas às locadoras (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

As vendas de veículos zero quilômetro registraram em 2025 o melhor janeiro em cinco anos, com um total de 171,2 mil unidades comercializadas, na soma de carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. Na comparação com o mesmo período de 2024, o crescimento foi de 6%.

O balanço foi divulgado nesta terça-feira, 4 de fevereiro, pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).  Ante dezembro, mês de mercado mais aquecido, houve queda de 33,5% nas vendas de veículos.

Apesar de marcar o maior volume para janeiro desde 2020, o desempenho mostra uma desaceleração frente ao crescimento de 14% do mercado no ano passado, em linha com a tendência apontada pelas entidades do setor em decorrência da elevação dos juros.

Enquanto a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) prevê crescimento de 6,3% das vendas de veículos neste ano, a Fenabrave projeta alta um pouco mais modesta, de 5%. Esses prognósticos apontam para um volume de 2,77 milhões a 2,8 milhões de veículos em 2025.

Se confirmado, consolidará o retorno do mercado aos níveis de antes da pandemia. No ano passado, as compras de carros superaram as previsões iniciais, no embalo da expansão do crédito, da renda e do emprego, junto com as entregas às locadoras.

Motos – As vendas de motocicletas tiveram crescimento de 6% no mês passado, ante janeiro de 2024. No total, 152 mil motocicletas foram comercializadas, número superior às vendas de carros de passeio, que somaram 123,4 mil unidades. Frente a dezembro, as vendas de motos ficaram estagnadas (crescimento de 0,02%).

O crescimento do mercado de duas rodas vem há anos sendo puxado pela expansão dos serviços de entrega (delivery), além da busca dos consumidores por veículos mais baratos e econômicos em combustível. Líder de mercado, a Honda ficou com 69,5% do total vendido no mês passado, seguida pela Yamaha, cuja participação foi de 15,2%, conforme o levantamento da Fenabrave. 

 

 

 

 

 

 

Postagens relacionadas

Ribeirão Preto – Casos de covid sobem a 175.266

William Teodoro

Sextas Sonoras do Cauim traz “Sussurros de Cinema – Sherlock Jr”

Redação 2

Riqueza de 26 pessoas equivale à de 3,8 bilhões

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com