As vendas de veículos zero quilômetro subiram 4,2% em março na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira, 3 de abril, pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
No total, foram vendidos 195,5 mil unidades, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. Frente a fevereiro de 2025, as vendas, mesmo com o feriado do carnaval no início do mês, tiveram alta de 5,7%. Com 551,7 mil veículos entregues entre janeiro e março, o mercado teve crescimento de 7,2% no primeiro trimestre.
Ainda não confirma, portanto, a intensidade da desaceleração prevista por revendas e montadoras para este ano. As previsões da Fenabrave são de crescimento de 5% das compras de veículos zero quilômetro em 2025. A Anfavea, que representa as fabricantes, prevê alta de 6,3%, depois do crescimento de 14,1% registrado em 2024.
Ao comentar o balanço de março, o presidente da Fenabrave, Arcelio Junior, observou que no ano passado as vendas de carros só superaram a marca das 500 mil unidades em abril. “O bom desempenho mostra que a demanda segue aquecida. Apesar dos desafios no crédito, há um ritmo sustentado de crescimento”, disse Arcelio.
Motos – As vendas de motos tiveram crescimento de 8,7% em março, na comparação com o mesmo período do ano passado. No total, 166 mil motocicletas foram comercializadas, mais do que o total de carros de passeio vendidos no país durante o mês passado: 141,6 mil unidades.
O balanço divulgado pela Fenabrave mostra que o segmento de duas rodas segue em alta, na esteira da expansão dos serviços de entrega (delivery) e da busca dos consumidores por veículos mais baratos e econômicos em combustível.
Na margem – ou seja, de fevereiro para março –, as vendas de motos subiram 6,5%. No primeiro trimestre, 473,9 mil motos foram vendidas no Brasil, volume 9,6% superior ao dos três primeiros meses de 2024. A Fenabrave prevê aumento de 10% das vendas de motocicletas em 2025, para 2,06 milhões de unidades.
Tratores – As vendas de tratores subiram 15,9% em fevereiro, na comparação o mesmo mês do ano passado. No total, 3,2 mil tratores de rodas foram vendidos em fevereiro. Na comparação com janeiro, a alta foi de 0,7%. No acumulado dos dois primeiros meses do ano, houve crescimento de 14,2% das vendas de tratores.
Enquanto as vendas de carros podem ser atualizadas diariamente com base nos licenciamentos de veículos, os números de máquinas agrícolas precisam ser levantados com os fabricantes. Por isso, as estatísticas têm defasagem de um mês em relação ao balanço das vendas de automóveis, divulgado ontem pela Fenabrave com dados já relativos a março.
O balanço da Fenabrave mostra ainda que as vendas de colheitadeiras, de 384 unidades, caíram 4,5% em fevereiro ante o mesmo mês do ano passado. Na passagem de janeiro para fevereiro, houve queda de 26,9% no segmento. Com isso, as vendas de colheitadeiras acumularam crescimento modesto, de 0,6%, no primeiro bimestre, com 892 unidades comercializadas no Brasil nos dois meses.