Começa na segunda-feira, dia 1º de maio, em Ribeirão Preto, a 28ª edição da Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação -, com várias inovações e mais de 800 expositores. Considerado o principal evento do setor na América Latina, a Agrishow 2023 deve ser a maior de todas as edições, uma vez que a expectativa é que o volume de negócios seja maior do que na edição anterior, que chegou a R$ 11,243 bilhões em vendas de máquinas agrícolas, de irrigação e de armazenagem.
Os organizadores esperam mais de 190 mil visitantes, que poderão passar pelos espaços das mais de 800 marcas nacionais e internacionais presentes para conhecer os lançamentos em produtos, máquinas, equipamentos e implementos agrícolas, agricultura de precisão, irrigação, armazenagem, pecuária, sementes, corretivos, fertilizantes, defensivos agrícolas, insumos diversos, sacarias, embalagens, tecnologia em software e hardware, agricultura familiar, financiamento, seguro, peças, autopeças, ferramentas, pneus, válvulas, bombas, motores, linha amarela, veículos comerciais e soluções completas para propriedades rurais.
Pela sua importância e grandiosidade, a prefeitura de Ribeirão Preto faz tudo que é necessário e possível para que a Feira obtenha cada vez mais sucesso, uma vez que o êxito se reflete no dinamismo e desenvolvimento da cidade. Com o grande número de visitantes há um movimento extraordinário em vários setores da cidade, principalmente os de hotelaria, bares e restaurantes que funcionam em suas capacidades máximas, mas com ampliação também dos serviços de transporte e outras áreas do comércio, com significativa movimentação financeira, que resulta em ganhos também para o setor público, através da arrecadação de impostos.
Vivemos um cenário econômico mundial mais auspicioso, e os inúmeros avanços tecnológicos e científicos que dão ao Brasil uma agricultura de altíssima precisão, transforma nosso país na maior agricultura do mundo. Uma agricultura que respeita a sustentabilidade, o trabalho, o consumidor e o homem do campo. Esperamos que esta seja a maior Agrishow que vamos oferecer ao Brasil. Além de ativar nossa economia de modo substancial, a Feira leva o nome de nossa cidade para todo o país, em uma divulgação forte e sem similar.
E a Feira tem todos os ingredientes para ser a maior de todas e um evento só comparado às outras edições, incluindo inovações importantes para o mundo do agronegócio. A facilitação da vida dos visitantes é sempre preocupação dos organizadores. Por isso a preparação leva praticamente todo o intervalo entre uma edição e outra. E uma das novidades deste ano é a abertura dos portões uma hora mais tarde, a partir das 9 horas, para que o tráfego de veículos não concorra muito com o trânsito já existente nas vias de acesso.
A edição deste ano ganhará novas linhas de ônibus, novos acessos e novas áreas de estacionamento, separando visitantes, expositores e prestadores de serviços em bolsões distintos. Temos também o aeroporto Leite Lopes com o dobro de capacidade de embarque. Entregamos a nova avenida Thomaz Alberto Whately totalmente remodelada e projetamos, juntamente com a organização da Feira, três estacionamentos externos, no entorno, para que expositores e visitantes possam se deslocar a partir dali, diminuindo o grande impacto na rodovia Antônio Duarte Nogueira, principal via de acesso ao evento.
Tenho plena certeza de que todo o apoio concedido a um evento como este trará respostas altamente positivas para a nossa cidade, que já possui todas as qualidades de uma cidade capaz de crescer em todos os sentidos, com o objetivo de sempre melhorar a vida de quem aqui vive e convive.