Este ano o já tradicional “Arraiá dos Voluntários do Sertão” completa sua sexta edição e será realizado em 13 de julho, sábado, a partir das 18 horas, no Ipanema Clube, na rua Flávio Uchôa s/nº, nos Campos Elíseos, na Zona Norte de Ribeirão Preto – entrada pelo estacionamento. O evento terá comidas e bebidas típicas, banda de forró, espaço kids e muita diversão.
“Essa é uma festa de confraternização, onde temos a oportunidade de reunir nossos voluntários, amigos e familiares para um momento de integração. Mas também é uma ação social, onde buscamos verba para apoiar nossas ações. São 19 anos de história e muitas pessoas já foram beneficiadas direta e indiretamente, não podemos deixar essa corrente do bem acabar e por isso contamos com a solidariedade da sociedade”, destaca Marta Meire, gestora da organização.
O convite custa R$ 10 por pessoa (crianças até 12 anos não pagam). O ponto de vendas é na sede do Voluntários do Sertão, na rua Doutor Jorge Lobato nº 1.400, na Vila Tibério, Zona Oeste. Informações pelo telefone (16) 3441-4840. Os ingressos são limitados de acordo com a capacidade do recinto. Toda a renda será revertida para a realização da próxima edição do mutirão, que acontece em 2020.
A 19ª edição do mutirão social e de saúde Voluntários do Sertão ultrapassou a marca de 48 mil atendimentos, exames e procedimentos. O evento, que ocorreu entre 29 de abril e 3 de maio em Poções, no interior da Bahia, levou ações médicas, odontológicas e de previdência social à população do município e de pelo menos outras nove cidades do entorno.
Neste ano, mais de 1.350 pessoas se inscreveram para participar do mutirão de atendimentos. Foram selecionados 350 profissionais, entre médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, dentistas, advogados etc. Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) levaram os voluntários de Ribeirão Preto ao sertão da Bahia.
As outras nove cidades da região beneficiadas com exames e procedimentos das áreas médica, odontológica e social são Mirante, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Manoel Vitorino, Boa Nova, Planalto, Nova Canaã, Iguaí e Ibicui. Destas cidades menores, três delas já registraram índices alarmantes de população vivendo em situação de miséria (Caetanos, Mirante e Bom Jesus da Serra).
O município de Mirante, em 2008, já foi destaque na imprensa por registrar o menor Produto Interno do Brasil (PIB) do Brasil. O mutirão de atendimentos Voluntários do Sertão começou nos anos 2000. De lá para cá, mais de 3,5 mil profissionais já fizeram parte da ação. Juntos, somaram mais de 400 mil atendimentos, exames e procedimentos médicos, odontológicos e sociais.