Tribuna Ribeirão
Saúde

Varíola dos macacos – Monkeypox deixa de ser emergência

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quinta-feira, 11 de maio, que o surto da varíola dos maca­cos também não é mais uma emergência de saúde pública (PHEIC), uma semana após mudar o status para a pande­mia da covid-19. O alerta havia sido feito em julho do ano pas­sado diante do registro das pri­meiras infecções fora da África.

“Quase 90% menos casos foram relatados nos últimos três meses em comparação com os três meses anteriores”, disse Tedros Adhanom, diretor da OMS. “No entanto, como no caso da covid, isso não significa que o trabalho acabou. Monke­ypox (Mpox) continua a repre­sentar desafios significativos à saúde pública que precisam de uma resposta robusta, proativa e sustentável, enquanto sauda­mos a tendência de queda dos casos globalmente.”

Foi a primeira vez que muitos casos foram relatados simultane­amente fora da África Ocidental ou Central, de onde a doença é endêmica. Do fim de abril do ano passado até terça-feira (9), foram registradas 87.337 infecções e 140 mortes em 111 países, conforme o painel de dados da OMS.

Segundo a organização, o Brasil foi um dos países mais afetados, com 10.920 casos, atrás somente dos Estados Unidos, com 30.154. De todas as infec­ções, 16 resultaram em morte. O Brasil teve 12,5% de todas as notificações da infecção.

Postagens relacionadas

Pesquisa confirma prejuízos de memória em infectados por covid-19

William Teodoro

Saúde da População Negra é tema na UNB

Redação 1

Multivacinação chega às escolas paulistas 

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com