Lojistas da avenida Saudade e da rua São Paulo, nos Campos Elíseos, Zona Norte, onde há corredores de ônibus recém-implantados, reclamam de falta de espaço para carga e descarga de mercadorias. Os comerciantes têm encontrado dificuldade em efetuar o procedimento porque, desde a inauguração das faixas exclusivas do transporte coletivo urbano, a parada para este tipo de serviço é proibida nestes locais.
A Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) diz que este tipo de serviço deve ser feito nas ruas transversais. Porém, os lojistas dizem que não há vagas nestas vias no horário em que os caminhões chegam para carregar ou descarregar mercadorias. Em alguns trechos da Saudade essas atividades são permitidas do lado onde não há faixa exclusiva.
Porém, alguns produtos têm peso excessivo e podem colocar em risco a vida dos motoristas e ajudantes que precisam atravessar a movimentada avenida, além de atrapalhar o trânsito Eles procuraram o Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDLRP).
Outras entidades também pedem à Transerp que flexibilize o horário da faixa exclusiva do transporte coletivo, como já ocorre na avenida Dom Pedro I, no Ipiranga, também na região Norte, onde houve adaptação à regra dos corredores de ônibus.
No Ipiranga, a faixa é exclusiva para ônibus apenas de segunda a sexta-feira, das seis às nove horas da manhã e das 16 às 19 horas. Ou seja, nos horários de pico. Aos sábados, domingos e feriados também não há restrições. Segundo o Sincovarp e a CDL RP, essa medida tem se mostrado eficiente e assertiva.
Na região do calçadão central, por exemplo, há o bolsão da Esplanada do Theatro Pedro II, onde é permitido o acesso de veículos para carga e descarga até as dez horas. Quando esse procedimento precisa ser feito em vias convencionais, em trecho de estacionamento aberto para o público, o grau de dificuldade é muito grande, mesmo problema dos Campos Elíseos.
Na quarta-feira, 31 de maio, as entidades de classe protocolaram, na prefeitura de Ribeirão Preto, pedido para que a Transerp reavalie a regra de funcionamento dos corredores de ônibus no que diz respeito à carga e descarga, mas a empresa diz que no momento não haverá alteração (leia nesta págna).
O objetivo é definir um procedimento de consenso para minimizar prejuízos aos comerciantes da Saudade, São Paulo e demais vias que sejam atingidas pelo problema. Pedem ainda que essa demanda seja ponto de atenção importante em relação ao corredor do quadrilátero central.
Em 2 de maio, a Transerp passou a autuar o motorista que trafegar no corredor de ônibus das avenidas Saudade e Brasil e rua São Paulo, nos Campos Elíseos, Zona Norte da cidade. Na rua São Paulo, o motorista pode trafegar pela faixa, mas não pode parar e causar confusão no trânsito.
Além de pagar a multa de R$ 293,47, o motorista infrator ainda ganha sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O Código de Trânsito Brasileiro diz que transitar pela faixa exclusiva de ônibus é considerada infração gravíssima.
O corredor de ônibus da avenida Saudade tem 5,28 quilômetros de extensão, além de mais de 2,5 km de ciclovias. A obra começa no cruzamento com a rua México, na Vila Carvalho, trecho em que a via recebe o nome de avenida Brasil, e termina no cruzamento da Doutor Francisco Junqueira.
Combo
Na rua São Paulo, que segue paralela, o equipamento começa na rua Fernão Sales, no Cemitério da Saudade, e segue também até a Francisco Junqueira. Juntos, os corredores da Saudade e da Dom Pedro I têm cerca de onze quilômetros de extensão.
Segundo a Transerp, beneficiam cerca de 19 mil usuários do transporte coletivo. Cerca de 160 mil veículos passam pelos dois trechos mensalmente. Aproximadamente 2.000 veículos trafegam todos os dias pela rua São Paulo e avenidas Saudade e Brasil, enquanto outros 1.800 circulam diariamente em cada sentido da Dom Pedro I.
Valores
Os corredores de ônibus da Saudade e Dom Pedro começaram a ser construídos em janeiro de 2020, com previsão de término para fevereiro de 2021. No total, o investimento da prefeitura de Ribeirão Preto nas obras foi de R$ 49.804.623,71.
A Coesa Engenharia venceu a primeira licitação por R$ 39.740.679,60, mas o contrato foi rescindido. Recebeu R$ 19.747.263,07 pelo trecho concluído, cerca de 50%. A Autem Engenharia venceu o novo processo licitatório e receberá R$ 30.057.360,64. O corredor de ônibus da avenida Dom Pedro I tem 5,53 quilômetros de extensão.
Transerp descarta readequação agora
A prefeitura de Ribeirão Preto emitiu nota para responder às solicitações dos lojistas, mas antecipa, por meio da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano (Transerp), que os corredores de ônibus da avenida Saudade e da rua São Paulo foram recém-inaugurados e não há previsão de alteração no projeto.
“Conforme a Secretaria Municipal de Obras Públicas, as adequações viárias realizadas pelo Programa Ribeirão Mobilidade, inclusive a supressão de estacionamentos em algumas vias (para tornar possível a criação de pista exclusiva para o transporte coletivo), são medidas necessárias para atender a totalidade da população: usuários de ônibus, motoristas de veículos de passeio e de carga”, diz.
“Com o aumento da população e da economia, que gera um fluxo ainda mais intenso de usuários e veículos da Região Metropolitana circulando diariamente em nossa cidade, é natural que adequações sejam feitas, gerando, como sempre, mudanças. Também é natural que, no início das adequações, as mudanças gerem desconforto para grupos específicos de usuários”, informa no comunicado.
“No entanto, com as transformações que o programa Ribeirão Mobilidade trará, a prefeitura espera tornar os espaços públicos e de circulação coletivos cada vez mais democráticos, servindo da melhor forma possível a todos: empreendedores, consumidores, usuários do transporte público e individuais dos mais diferentes modais, inclusive as bicicletas, com a implantação das ciclovias e, ainda mais amplamente, de um plano cicloviário que em breve deve colaborar para estimular ainda mais este modal saudável e ecológico.”