As vendas do comércio de Ribeirão Preto cresceram 3,21% em junho, aponta levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão e Região (Sincovarp) – atende 43 cidades – e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP).
É a quinta alta consecutiva, neste ano, puxada pelo Dia dos Namorados, celebrado em 2 de junho. A única queda ocorreu em janeiro (-6,88%). As vendas cresceram 5,8% em fevereiro, voltaram a registrar alta de 5% em março, repetiram o desempenho em abril e avançaram 6,2% em maio.
“O Dia dos Namorados trouxe um pico de vendas importante que contribuiu para manter a variação positiva em junho. O aquecimento do setor automobilístico/automotivo, por causa do programa de descontos para aquisição de veículos novos, também ajudou”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.
Acumulado do semestre
No primeiro semestre de 2023, as vendas do varejo de Ribeirão Preto acumularam alta de 18,33%, já considerando a queda de -6,88% registrada em janeiro. No período, a média de crescimento das vendas no comércio local ficou em 3,05%, ao mês, abaixo da média apurada no primeiro semestre de 2022, que foi de 4,09% ao mês, ocasião em que o acumulado do período foi de 24,54%.
“Por ser um grande polo regional de consumo, Ribeirão Preto acaba registrando desempenho de vendas acima das médias estadual e nacional. Grande parte da renda gerada pelo Agronegócio, nos municípios da macrorregião, acaba sendo direcionada para compras em Ribeirão, seja no Comércio Tradicional, shoppings, bares, restaurantes ou em eventos”, afirma o pesquisador.
Novo indicador do CPV
O CPV também apurou que o comércio de Ribeirão Preto, movimentou R$ 600 milhões em vendas no primeiro semestre de 2023, média de R$ 100 milhões, ao mês, entre janeiro e junho. Na comparação com o mesmo período de 2022, o faturamento teve queda de -9,33% em relação aos seis primeiros meses do ano passado, quando o setor movimentou R$ 656 milhões, média de R$ 109 milhões, ao mês.
A projeção é feita com metodologia de cálculo desenvolvida pelo CPV com base em dados da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, Ministério da Fazenda, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e institutos que pesquisam o sistema tributário nacional.
“Com a metodologia que desenvolvemos, a partir de agora vamos apurar trimestralmente a projeção de faturamento do Comércio Varejista de Ribeirão e região. Esse indicador é de extrema importância para a tomada de decisão dos nossos empreendedores, para um melhor entendimento dos rumos do setor e para demonstrar, com dados atualizados, a importância do Varejo para a economia local/regional”, explica Galli.
Empregabilidade
Em junho de 2023, a média de variação entre vagas de emprego abertas e fechadas, no comércio crejista de Ribeirão Preto, ficou estável. A mesma projeção é feita para julho. A retomada das contratações deve acontecer mais perto do fim do ano. O pesquisador cita o programa Desenrola Brasil, a queda do dólar e da inflação como cenários favoráveis ao comércio, mas diz que a reforma tributária preocupa.
Índice de Confiança
Sobre a expectativa dos negócios para os próximos três meses (no curto prazo), considerando uma escala que vai de 1 a 5 pontos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice de Confiança do Varejo Sincovarp/CDL ficou em 3,4 pontos, em junho (ante 3,1 pontos, em maio), classificado como positivo.
Considerando a mesma escala, o Índice de Confiança do Varejo para os próximos doze meses (de longo prazo) ficou em 3,5 pontos (ante 3,6 pontos, em maio), também considerado positivo. Na média do primeiro semestre, os dois indicadores registraram 3,2 pontos (curto prazo) e 3,5 pontos (longo prazo), avaliados como de regular para bom.