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Varejo de RP projeta alta de 5% no Dia dos Pais

Segundo o Centro de Pesquisas do Varejo, tíquete médio do presente dos pais em Ribeirão Preto deve variar entre R$ 200 e R$ 250 

Entre os produtos campeões de vendas estão relógios, celulares/ tablets/notebooks, aparelhos de TV e demais eletroeletrônicos  (Alfredo Risk)

Os lojistas de Ribeirão Preto esperam um crescimento médio entre 3% e 5% nas vendas do Dia dos Pais celebrado neste domingo, 11 de agosto , a quarta data mais importante do calendário varejista, na comparação com o mesmo período do ano passado, quando houve crescimento de 2,6%, segundo levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV). O tíquete médio do presente deve variar entre R$ 200 e R$ 250.

O CPV é mantido por Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp) Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-RP), entidades que representam oficialmente o varejo em 44 cidades da macrorregião. Se o resultado for confirmado, agosto vai quebrar uma série de três quedas consecutivas.

Os dados de julho ainda não foram divulgados, mas costuma ser um período intermediário devido às férias escolares. As vendas fecharam junho no vermelho, com déficit de 1%, após retração de 2% em abril e de 3,5% em maio – o Dia dos Namorados, Agrishow e Dia das Mães, respectivamente, não foram suficientes para gerar superávit.

Segundo Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV, “teremos um pico de vendas até 11 de agosto, Dia dos Pais, e uma acomodação natural no restante do mês. Importante destacar que o avanço das obras de corredores de ônibus, em especial no Centro, gerou melhora no acesso às lojas”, afirma.

“A flexibilização de corredores de ônibus em onze vias da cidade, que passaram de faixa exclusiva para faixa preferencial, também deve ajudar um pouco”, diz. “O Dia dos Pais abre o calendário varejista do segundo semestre. O desempenho das vendas nessa data servirá como um ‘termômetro’ do que virá pela frente até o Natal”, explica Diego Galli Alberto.

A expectativa de vendas para o Dia dos Pais, em Ribeirão Preto, vai ao encontro da projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) que é para um crescimento médio de 4,7%. Os maiores volumes de vendas tendem a se concentrar em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Intenção de compra Com base em dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)/SPC Brasil/Offerwise Pesquisas, o CPV projeta que 67% dos consumidores ribeirão-pretanos devem ir às compras para o Dia dos Pais. O percentual é muito próximo do índice nacional que é de 68%.

Em relação às compras pretendidas, 32% esperam gastar mais nesse ano, 35% pretendem gastar o mesmo valor de 2023 e 19% menos. Entre os entrevistados, 70% consideram que os preços dos presentes para o Dia dos Pais 2024 estão mais caros do que no ano passado. 78% dos consumidores pretendem pesquisar preços.

Campeões de vendas Os produtos campeões de vendas no Dia dos Pais 2024, serão roupas, calçados, acessórios masculinos (cintos, carteiras, óculos e etc.), artigos esportivos, perfumes, relógios, celulares/tablets/notebooks, aparelhos de TV e demais eletroeletrônicos, livros, cervejas artesanais, utensílios para churrasco e gourmet.

“Percebemos que, cada vez mais, filhos e filhas buscam presentes que tenham relação direta com a as necessidades do pai homenageado. É acertar no presente mostrando que nem sempre o mais caro é o melhor. Às vezes uma caneca do time do coração ou algo de que o pai precise no dia-a-dia, podem agradar muito mais”, explica.

Modalidades de pagamento Em relação à forma de pagamento, 75% pretendem pagar os presentes à vista enquanto 34% comprarão parcelado. 31% pagarão pelo cartão de crédito parcelado, 38% via PIX e 21% no cartão de débito. Entre os que pretendem parcelar as compras, 30% devem optar por pagar em três vezes e 22% em quatro vezes. Em média, serão feitas quatro prestações.

Físico x Digital Em Ribeirão Preto, o CPV projeta que 72% dos consumidores comprarão em lojas físicas, percentual um pouco acima da projeção nacional que é de 69%. 42% farão alguma compra na internet (a projeção nacional é de 40%). “Como Ribeirão Preto é uma capital regional de consumo, a tendência é de que milhares de clientes da região venham comprar aqui, tanto no comércio de rua quanto nos shoppings, aproveitando para passear”, diz Galli.

“Ainda mais nesse período logo após o dia do pagamento. É grande o número de pessoas que precisa comprar mais de um presente no Dia do Pais. Sendo assim, hoje é muito comum a divisão das compras entre loja física e internet.  O cliente sempre busca opções com variedade de produtos, promoções e preço”, emenda.

“A pesquisa CNDL/SPC Brasil/Offerwise, mostra que 48% dos consumidores destacam o preço como principal fator na hora de decidir a compra, enquanto 36% apontam a qualidade dos produtos, 31% as promoções e descontos e 25% o frete grátis como grande influência”, completa.

Esforço do consumidor Outro apontamento da pesquisa é que 24% dos entrevistados costumam gastar mais do que podem para presentear no Dia dos Pais. 43% afirmam que o principal motivo é a vontade de retribuir o carinho e o esforço do pai, 29% por considerar que o presente é um gesto importante e 25% por terem o costume de presentear pessoas queridas.

Por outro lado, 24% dos entrevistados costumam gastar mais do que podem com os presentes de Dia dos Pais e 10% pretendem deixar de pagar alguma conta para realizar a compra. Além disso, 35% dos consumidores que pretendem presentear estão atualmente com o pagamento de alguma conta em atraso, sendo que 65% destes também estão com o nome negativado.
Lojas devem abrir à noite
Para este Dia dos Pais, celebrado no próximo domingo, 11 de agosto, haverá horário estendido de funcionamento no comércio varejista de Ribeirão Preto na sexta-feira (9), com abertura facultativa até as 22 horas, e no sábado (10), até as 18 horas, conforme Convenção Coletiva de Trabalho.

Foi firmada entre Sindicato do Comércio Varejista (Sincovarp) e Sindicato dos Comerciários (Sincomerciuários). Os quatro shopping centers funcionarão normalmente no sábado (10), das 10 às 22 horas, e no domingo (11), das 14 às 20 hora, também segundo a CCT. As praças de alimentação e as áreas de lazer (como os cinemas) também atenderão no domingo  

 

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