O Botafogo decide neste domingo o título da Copa Paulista diante do São Bernardo. Jogando no estádio Primeiro de Maio, o Pantera pode até perder por um gol de diferença que o caneco vem para Ribeirão Preto. Por ter vencido o confronto de ida por 2 a 0, o Pantera chega mais tranquilo para o confronto derradeiro, que está marcado para as 11h.
Apesar da vantagem, o técnico Samuel Dias tem desfalques importantes para o jogo. O volante Victor Bolt, capitão do time nesta reta final de temporada, levou o terceiro cartão amarelo e não joga a decisão. Já Hélio Paraíba, autor do primeiro gol contra o Bernô, foi expulso na partida e também não joga.
Na vaga de Bolt, a tendência é que o jovem Caetano reassuma o posto de titular. Ele tomou conta da posição ao longo de toda temporada, mas nos últimos jogos foi preterido por Bolt. Em 2021, Caetano soma 28 jogos pelo Botafogo, sendo 20 como titular.
Já no comando do ataque, Dias deve promover uma mudança tática. Sem Paraíba, centroavante de ofício, mais pesado, o treinador deve optar por mais mobilidade. Ariel deve voltar ao time titular para formar trio com Dudu e Bruno Michel.
Nesta formação, os jogadores de frente ficam livres para trocar de posição no momento ofensivo. Dias utilizou modelo de ataque parecido nos jogos contra Noroeste e Portuguesa.
Rafael Marques, que tem características mais parecidas com as de Paraíba também pode aparecer entre os 11, mas as chances são mais remotas. Ele vem contribuindo bem com o grupo, mas não tem tido tantos minutos desde que chegou ao Botafogo.
No sistema defensivo, Dias segue sem poder contar com Pará, que está entregue ao departamento médico. Martineli segue na posição.
Desta forma, o Botafogo deve ir a campo com a seguinte escalação: Igor Bohn; Rodrigo Ferreira, Diego Guerra, Gabriel Tocantins e Martineli; Caetano, Emerson e Rafael Tavares; Bruno Michel, Ariel e Dudu.
Destaque
O grande trunfo do Botafogo para a decisão é o atacante Bruno Michel. Decisivo na reta final de temporada, o atacante chega com credenciais para decidir para o Tricolor no domingo.
Em grande fase, o atacante de apenas 22 anos reencontrou seu bom futebol e marcou quatro gols nos últimos três jogos. Foram três contra a Portuguesa e um contra o próprio São Bernardo.
Além do inédito título da Copa Paulista, o bom momento de Bruno Michel deve garantir a ele uma vaga no elenco botafoguense que vai disputar o Paulistão 2022. Ele tem contrato com o Pantera até o final da temporada que vem.
Último título
Diante do São Bernardo, o Botafogo pode garantir mais uma conquista em sua sala de troféus. A última vez que o Tricolor soltou o grito de campeão foi em 2015, no Campeonato Brasileiro Série D, quando era comandado pelo saudoso Marcelo Veiga, vítima da covid-19.
Na ocasião, o Pantera bateu o River-PI por 3 a 2 no estádio Santa Cruz, com direito a três gols de Francis, e foi para o jogo da volta em vantagem. No Piauí, o Botafogo segurou um zero a zero e levantou a taça.
Titular nestes jogos, o ex-zagueiro Mirita falou com exclusividade ao Tribuna. Ele relembrou a conquista de 2015 e comemorou o bom momento do Botafogo.
“Fico feliz em ver os clubes nos quais passei conseguindo conquistar os seus objetivos. Creio que o título do Botafogo foi e hoje é um objetivo de todos os envolvidos”, afirmou.
Atuando como personal soccer, Mirita divide a rotina de trabalho com os estudos. Por isso, ele revela que tem acompanhado o Botafogo somente pelos noticiários. A faculdade, inclusive, não vai permitir que ele veja a partida deste domingo.
“Tenho acompanhado apenas pelos noticiários. Não tive a oportunidade de ir a nenhum jogo. Gosto de sempre assistir pessoalmente aos jogos quando possível. Não vou poder assistir no domingo, pois tenho uma prova da faculdade para realizar em Goiânia”, disse o ex-defensor campeão em 2015.
Acostumado a decisões e jogos importantes, Mirita avaliou a vantagem que o Botafogo tem na decisão. Para ele, o duelo ainda não está decidido. Entretanto, o bom retrospecto do Pantera quando está em vantagem num mata-mata pode ser um trunfo.
“Com toda certeza o Botafogo tem uma boa vantagem, porém não tem nada decidido. O time do São Bernardo tem um elenco forte. Na mão o título não está, mas nos mata-mata e decisões, sempre que saímos na frente no primeiro jogo em nenhum sofremos o revés”, analisou.
Adversário
Pelo lado do São Bernardo, o clima é de esperança. Nas entrevistas durante a semana, jogadores como o meio-campista Vitinho, pediram a confiança e o apoio do torcedor na decisão.
Em relação a jogadores disponíveis, Márcio Zanardi tem todo o elenco à disposição e a tendência é que a escalação utilizada em Ribeirão Preto seja repetida. Por ter criado situações e ter tido maior controle do jogo, a avaliação do treinador é de que o primeiro confronto, apesar do resultado, não foi ruim.
Desta forma, o Bernô deve ir a campo assim escalado: Júnior Oliveira; Eduardo Diniz, Leandro Amaro, Renan Diniz e Pará; Rodrigo Souza, Cesinha e Vitinho; Gionotti, João Carlos e Gustavo Ramos.