Tribuna Ribeirão
DestaqueEsportes

Vale título para o Pantera

FOTO: RAUL RAMOS/JORNAL TRIBUNA

O Botafogo decide neste do­mingo o título da Copa Paulista diante do São Bernardo. Jogando no estádio Primeiro de Maio, o Pantera pode até perder por um gol de diferença que o caneco vem para Ribeirão Preto. Por ter vencido o confronto de ida por 2 a 0, o Pantera chega mais tran­quilo para o confronto derradei­ro, que está marcado para as 11h.

Apesar da vantagem, o téc­nico Samuel Dias tem desfal­ques importantes para o jogo. O volante Victor Bolt, capitão do time nesta reta final de tem­porada, levou o terceiro cartão amarelo e não joga a decisão. Já Hélio Paraíba, autor do primeiro gol contra o Bernô, foi expulso na partida e também não joga.

Na vaga de Bolt, a tendência é que o jovem Caetano reassuma o posto de titular. Ele tomou conta da posição ao longo de toda tem­porada, mas nos últimos jogos foi preterido por Bolt. Em 2021, Cae­tano soma 28 jogos pelo Botafogo, sendo 20 como titular.

Já no comando do ataque, Dias deve promover uma mu­dança tática. Sem Paraíba, cen­troavante de ofício, mais pesado, o treinador deve optar por mais mobilidade. Ariel deve voltar ao time titular para formar trio com Dudu e Bruno Michel.

Nesta formação, os jogadores de frente ficam livres para trocar de posição no momento ofensi­vo. Dias utilizou modelo de ata­que parecido nos jogos contra Noroeste e Portuguesa.

Rafael Marques, que tem ca­racterísticas mais parecidas com as de Paraíba também pode apa­recer entre os 11, mas as chan­ces são mais remotas. Ele vem contribuindo bem com o grupo, mas não tem tido tantos minutos desde que chegou ao Botafogo.

No sistema defensivo, Dias segue sem poder contar com Pará, que está entregue ao de­partamento médico. Martineli segue na posição.

Desta forma, o Botafogo deve ir a campo com a seguinte escalação: Igor Bohn; Rodrigo Ferreira, Diego Guerra, Gabriel Tocantins e Martineli; Caetano, Emerson e Rafael Tavares; Bru­no Michel, Ariel e Dudu.

Suspenso, Hélio Paraíba marcou um dos gols do Botafogo no jogo de ida

Destaque
O grande trunfo do Botafogo para a decisão é o atacante Bru­no Michel. Decisivo na reta final de temporada, o atacante chega com credenciais para decidir para o Tricolor no domingo.

Em grande fase, o atacante de apenas 22 anos reencontrou seu bom futebol e marcou quatro gols nos últimos três jogos. Foram três contra a Portuguesa e um contra o próprio São Bernardo.

Além do inédito título da Copa Paulista, o bom momento de Bru­no Michel deve garantir a ele uma vaga no elenco botafoguense que vai disputar o Paulistão 2022. Ele tem contrato com o Pantera até o final da temporada que vem.

Último título
Diante do São Bernardo, o Botafogo pode garantir mais uma conquista em sua sala de troféus. A última vez que o Tri­color soltou o grito de campeão foi em 2015, no Campeonato Brasileiro Série D, quando era comandado pelo saudoso Mar­celo Veiga, vítima da covid-19.

Na ocasião, o Pantera bateu o River-PI por 3 a 2 no estádio Santa Cruz, com direito a três gols de Francis, e foi para o jogo da volta em vantagem. No Piauí, o Botafogo segurou um zero a zero e levantou a taça.

Titular nestes jogos, o ex-za­gueiro Mirita falou com exclusivi­dade ao Tribuna. Ele relembrou a conquista de 2015 e comemorou o bom momento do Botafogo.

“Fico feliz em ver os clubes nos quais passei conseguindo conquistar os seus objetivos. Creio que o título do Botafogo foi e hoje é um objetivo de todos os envolvidos”, afirmou.

Atuando como personal soc­cer, Mirita divide a rotina de tra­balho com os estudos. Por isso, ele revela que tem acompanha­do o Botafogo somente pelos noticiários. A faculdade, inclusi­ve, não vai permitir que ele veja a partida deste domingo.

“Tenho acompanhado ape­nas pelos noticiários. Não tive a oportunidade de ir a nenhum jogo. Gosto de sempre assistir pessoalmente aos jogos quando possível. Não vou poder assistir no domingo, pois tenho uma prova da faculdade para realizar em Goiânia”, disse o ex-defensor campeão em 2015.

Acostumado a decisões e jo­gos importantes, Mirita avaliou a vantagem que o Botafogo tem na decisão. Para ele, o duelo ain­da não está decidido. Entretanto, o bom retrospecto do Pantera quando está em vantagem num mata-mata pode ser um trunfo.

“Com toda certeza o Botafo­go tem uma boa vantagem, po­rém não tem nada decidido. O time do São Bernardo tem um elenco forte. Na mão o título não está, mas nos mata-mata e deci­sões, sempre que saímos na fren­te no primeiro jogo em nenhum sofremos o revés”, analisou.

Adversário
Pelo lado do São Bernardo, o clima é de esperança. Nas entrevistas durante a semana, jogadores como o meio-cam­pista Vitinho, pediram a con­fiança e o apoio do torcedor na decisão.

Em relação a jogadores dis­poníveis, Márcio Zanardi tem todo o elenco à disposição e a tendência é que a escalação utilizada em Ribeirão Preto seja repetida. Por ter criado situações e ter tido maior con­trole do jogo, a avaliação do treinador é de que o primeiro confronto, apesar do resulta­do, não foi ruim.

Desta forma, o Bernô deve ir a campo assim escalado: Jú­nior Oliveira; Eduardo Diniz, Leandro Amaro, Renan Diniz e Pará; Rodrigo Souza, Cesi­nha e Vitinho; Gionotti, João Carlos e Gustavo Ramos.

Postagens relacionadas

Rio vai sediar o Champions Ligay, o primeiro campeonato brasileiro de futebol gay

Redação 1

RP não terá escola cívico-militar

Redação 1

RP vai ampliar frota do Samu

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com