O término do Campeonato Brasileiro mudou muitas coisas no Botafogo. Moacir Júnior deixou o comando da equipe, Paulo Pelaipe assumiu como novo gerente de futebol, Alexandre Gallo foi contratado para ser o novo treinador e vários jogadores estão deixando o Pantera.
O último a se despedir foi o lateral-direito, que também pode atuar como volante, Val. O jogador de 23 já está em Curitiba, para ser oficializado pelo Coxa para a sequência da temporada 2021.
Apesar de contestado pelo torcedor, Val disputou 38 jogos na temporada, sendo 35 como titular. O jogador anotou um gol com a camisa botafoguense. Formado no Inter, Val também passou por Brasil de Pelotas e ABC, antes de chegar no Fogão.
Quem também já deixou o Tricolor foi o atacante Michel Douglas. Contratado na reta final da Série B, visivelmente fora de forma, Michel disputou apenas 8 partidas e anotou 1 gol pelo Botafogo.
Além dele, Naldo, que está sem atuar desde novembro por conta de problemas musculares, também se despediu do Fogão. Considerado um reforço de peso e com alto salário, Naldo não emplacou no Botafogo e passou mais tempo no departamento médico do que em campo. No total foram 20 partidas, 17 como titular.
Mudanças na base
As mudanças no Botafogo não pararam no time titular. Diego Cabrera, responsável pelas categorias de base do clube, também está na lista de demissão. Cabrera chegou ao Tricolor em agosto de 2019 com a missão de organizar os padrões das categorias de base e melhorar a transição dos jovens para o profissional.
A saída de Cabrera vem após uma temporada onde os jovens do clube foram bem aproveitados no time de cima e ótima campanha na Copa São Paulo – foi eliminado nas quartas de final para o Internacional, que acabou sagrando-se campeão.
Com passagens importantes por São Paulo, Grêmio e Internacional, Cabrera deixa o Pantera após um ano e meio no comando da base botafoguense. O Botafogo ainda não confirmou oficialmente a saída do profissional.