Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Vaidade masculina em alta

DIVULGAÇÃO

A vaidade entre os homens se tornou ten­dência: se antes pouco se falava sobre o assunto, há algum tempo o tema já é pauta. Dados dispo­nibilizados pela Associação Brasileira da Indús­tria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméti­cos (ABIHPEC) mostraram que há cinco anos, 45% dos homens já se consideravam vaidosos.

A crescente do autocuidado masculino é uma realidade e a linha do tempo comprova isso: no ano de 2018, segundo pesquisa realizada pelo Google Brandlab São Paulo, 93% dos homens declararam que a aparência é importante e que, por esse motivo, cuidavam da mesma.

Mercado da beleza masculina tomou impulso com a chegada das barbearias ‘vintage’

Conforme o tempo passa – e a vaidade se estabelece, novos hábitos são criados. Segun­do GFK (uma das cinco maiores empresas de estudos de mercado no mundo), os brasileiros são considerados o segundo povo mais vaidoso do mundo, perdendo apenas para Itália. Além disso, hoje, os homens passam, em média, 3,5 horas semanais cuidando da barba, cabelo e es­colhendo a vestimenta.

Para o profissional da área de beleza, André Pereira, com passagens pelos principais salões de Ribeirão Preto e proprietário de um salão especializado em atendimento masculino, o Sr. Bigode, o mercado da beleza masculina tomou impulso com a chegada das barbearias ‘vintage’, que é um espaço voltado totalmente ao publico masculino. “Um detalhe peculiar desses espaços na vaidade masculina é a condição do espaço ser exclusivo, pois o homem gosta de cuidar da aparência, porém não gosta de compartilhar, em especial com as mulheres, o processo de execu­ção dos cuidados. Homem alisa, colore, hidrata, corta, mas quer mostrar apenas o resultado e não o processo, por isso o enorme sucesso das barbearias”, explica Pereira.

O profissional explica que há dois níveis de exigência. “O primeiro nível é o da capacitação profissional. Os clientes exigem cada vez mais, que o profissional que irá atendê-lo seja detentor de todo conhecimento no trabalho que irá exe­cutar. O outro nível é o da singularidade, é ele olhar pra si e para os outros clientes e perceber que o seu visual é exclusivo, seja um risco de na­valha, uma costeleta angulada, ou mesmo, algo que fique como ele desejava e por vezes nem ele sabe que o seu desejo era aquele. Ambos os ní­veis estão intimamente ligados”, acrescenta.

Pesquisa mostra que 93% dos homens declararam que a aparência é importante e que, por esse motivo, cuidavam da mesma.

Pereira completa salientando que o merca­do de cosméticos para os homens, tornou-se um oceano de variedades. “O Brasil tem marcas que se destacam mundialmente. Utilizando-se da nossa mistura de raças e cabelos, temos to­dos os tipos de fios aqui, isso faz com que nos­sos produtos se adaptem muito bem em todas as etnias, Beard Brasil e Do- Alcides, são duas dessas marcas. E seguindo essa onda, empresas tradicionais também desenvolveram produtos exclusivos para o homem”, finaliza.

O mercado da estética no Brasil
O crescimento da estética no Brasil mostra que é possível vencer e crescer mesmo na crise. Apesar das turbulências na economia, a venda de produtos cosméticos coloca o país no terceiro lugar no mercado mundial, ficando atrás apenas do Japão e dos Estados Unidos.

Isso porque as pessoas nunca deixam de se preocupar com a aparência. Os cuidados com a beleza deixaram de ser vaidade há muito tempo, fazendo com que o mercado de estética seja um bom investimento.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2060 a população maior de 65 anos será de 25,5%. Levando uma vida saudável, o consumo de produtos e procedimentos estéticos também aumentará para poder atender o envelhecimento da população.

As tendências no mercado de estética e beleza
As projeções de crescimento são favoráveis ao segmento de estética e beleza. Confira algumas das principais tendências do mercado para 2021 e 2022 e as áreas mais comuns de atuação pro­fissional:
– Estética facial: recursos terapêuticos no rosto, hidratação e linhas de expressão;
– Estética corporal: tratamento de celulites e de estrias;
– Estética capilar: intervenção para redução da queda de cabelo.

Áreas de atuação do profissional de estética
– Salão de beleza
A maquiagem é o carro-chefe. Conta atualmente com novidades como a micropigmentação 3D para as sobrancelhas e o alonga­mento para os cílios. A depilação também é um serviço de incre­mento no faturamento dos salões de beleza.

– Maquiagem profissional
Tem grande destaque no mer­cado. Os profissionais atuam na área de estética para fotos e tam­bém passarela, na maquiagem artística, nos efeitos especiais, em consultorias e muito mais.

– Consultórios médicos
Auxilia o médico responsável no decorrer dos procedimentos como o botox e o lifting e, além disso, pode cuidar também do pré e do pós-operatório.

– Spas
Procedimentos como limpeza de pele, hidratação e as massa­gens tanto relaxantes como as funcionais.

– Academias
Realização da drenagem linfática, que ajuda o cliente da academia a alcançar seus objetivos como a definição muscular e a perda de peso.

– Autônomo
Pode atuar como consultor de conteúdo para sites e blogs, como também abrir seu próprio centro ou clínica de estética.

Postagens relacionadas

Mulher é presa na região por abandono de incapaz após casa pegar fogo

Luque

Alvará dos bombeiros – MPE vai vistoriar escolas estaduais

Redação 1

Larga Brasa

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com