Em novembro de 2013, há 10 anos, entrava no ar o VaiCorrendo.com, uma mídia especializada em corrida de rua com o propósito de fortalecer a modalidade, valorizar os atletas profissionais e amadores, além de facilitar a busca pelos grandes eventos, com informações completas de ampla credibilidade. Dez anos depois, o que seria ‘apenas um site’ regional criado pelo jornalista Rafael Gonçalves com seu sócio, o advogado Tiago Tibério, tornou-se uma comunidade nacional de total referência e divulgação das maiores provas.
O VaiCorrendo completará a primeira década de história, no dia 26 de novembro, comemorando a participação e o engajamento de milhares de corredores espalhados por todo o Brasil. Forte nas mídias sociais, o canal hoje é uma rede de informações sobre corrida que faz o elo entre organizadores, corredores, fotógrafos, além de empresas dos segmentos saudável e fitness.
“Sempre ressaltamos, desde o início do projeto, que o VaiCorrendo só existe porque nós somos corredores. E foi justamente por ser um atleta amador que identifiquei essa lacuna no jornalismo esportivo. Pouco se falava em corrida de rua. Não havia um canal direcionado para facilitar a vida dos corredores, que sempre buscam novidades e mais eventos”, conta Rafael Gonçalves, jornalista responsável pelos conteúdos publicados no VaiCorrendo.com e corredor desde 2010.
“Mas sozinho ninguém faz nada. Hoje formamos um bom time, também com grandes profissionais da fotografia esportiva na região de Ribeirão Preto”, completa Gonçalves, destacando o trabalho do seu sócio, Tibério. “Da mesma forma que vimos essa lacuna no esporte, fomos entendendo as necessidades e ampliando o time do VaiCorrendo. Hoje fazemos a gerência de mais de 20 fotógrafos da plataforma Fotop em toda a região. E os corredores passaram a entender a importância de cada um deles, ao invés de simplesmente copiar as fotos. Essa foi uma grande vitória”, diz Tibério, que começou a correr em 2007.
Em amplo crescimento
O site do VaiCorrendo.com registra atualmente uma média de 40 mil acessos por mês. Dentro da revista digital, destaca-se o ‘Calendário Regional de Corridas’, atualizado diariamente conforme o agendamento das provas.
“Nosso calendário regional virou uma grande referência, um campo de pesquisa para os organizadores, que buscam datas para as provas, e para os corredores, que já encontram na própria página o link para inscrição e até cupons de desconto do VaiCorrendo”, ressalta Gonçalves. “No Instagram, em modo orgânico como preferimos trabalhar, está um termômetro real das corridas. São quase 22 mil seguidores, além de mais 22 mil no Facebook, e outras ferramentas. Sempre falando sobre corrida e conhecendo cada dia mais o público deste esporte”, diz Tibério.
Festa de 10 anos terá um dia inteiro de atividades
Os 10 anos da mídia VaiCorrendo serão celebrados no próximo dia 25, sábado, em Ribeirão Preto. Pela manhã, um treino de 5 km e 10 km na região da Avenida Presidente Vargas com café da manhã da loja especializada em suplementos Vila Avocado, degustações, sorteios, e entrega das medalhas. Como o tema da festa é “Nossa Estrela é Você”, todos os corredores que se inscreveram receberão uma medalha em formato de estrela das mãos de Gonçalves e Tibério.
À tarde, o aniversário vai continuar no pub Point SP 330 com muito chope, animação, e mais fotos. Os participantes que estiverem com qualquer camisa do VaiCorrendo terão descontos. Apenas 100 kits de aniversário com a medalha no formato de estrela foram colocados à venda e já estão esgotados.
VaiCorrendo terá camisa especial de 10 anos
Já virou tradição: quem corre quer ter uma camisa do VaiCorrendo, personalizada com o nome nas costas e no formato que desejar. Neste ano, para comemorar os 10 anos, foram vendidas em lote mais de 200 camisetas, que começarão a ser entregues nos próximos dias.
A comunidade do VaiCorrendo participa não só interagindo nas redes e no site, mas também comprando produtos como camisa oficial, viseira, meia, boné, chaveiro, entre outros. Para ‘se tornar um VaiCorrendo’ não é preciso pagar nenhuma taxa. Basta seguir as redes e ficar bem informado sobre o que acontece no mundo running.