Tribuna Ribeirão
Cultura

Vai começar a Feira do Livro

A Fundação do Livro e Lei­tura abre nesta sexta-feira, 20 de agosto, a 20ª edição da Feira Internacional do Livro de Ri­beirão Preto (FIL), que deveria ter ocorrido no ano passado de forma presencial, mas foi adia­da por causa da pandemia e será realizada integralmente no formato online, até dia 29.

A cerimônia terá início às 19 horas, direto do palco do Theatro Pedro II, sem público presencial, com transmissão ao vivo para plataforma www.fundacaodo­livroeleiturarp.com e pelo canal do YouTube da instituição. A abertura oficial contará com par­ticipação dos organizadores do evento e terá como destaque a exibição de um VT especialmen­te preparado para a ocasião.

O clipe “Samba da Uto­pia”, música de Jonathan Silva, que reforça o tema do evento – “Velhas e Novas Utopias” –, ser[á exibido. Para 2021, dian­te da continuidade da crise sanitária, a decisão estratégia da organização do evento é realizá-lo no ambiente virtual, com transmissão ao vivo pela plataforma oficial da fundação (www.fundacaodolivroeleitu­rarp.com) e pelas redes sociais da instituição para todo o país até para o exterior.

A feira consagrou-se como um dos maiores eventos cul­turais do país: com 20 anos de história e 19 edições realizadas, já reuniu mais de três mil escri­tores e artistas com seis milhões de leitores visitantes. Neste ano, a FIL contará com 60 atividades, durante dez dias, com um total de 110 horas de programação.

Entre os nomes confirma­dos estão Mia Couto, Ignácio de Loyola Brandão, Renan Inquérito, Milton Hatoum, Sérgio Vaz, Mel Duarte, Jessé Andarilho, Cidinha da Silva, Conceição Evaristo, entre ou­tros. Totalmente gratuito, o evento literário será acessível.

Terá interpretação em lingua­gem brasileira de sinais (Libras) em toda a sua programação, além de legendas nas atividades internacionais cujos participan­tes não falam a Língua Portugue­sa. O tema escolhido para nortear toda a agenda da 20ª FIL é “Ve­lhas e Novas Utopias”.

“Nossa proposta é trazer discussões e participações que irão enriquecer e democratizar o acesso ao livro e à literatura. E esta edição será completamente digital, quebrando qualquer bar­reira física, mas com a interação do público”, destaca a presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Dulce Neves.

A expectativa da entidade é alcançar um público de cerca de 20 mil pessoas de, em média, 18 países. Algumas atividades ainda estão sendo projetadas pela equi­pe de programação da Fundação do Livro e Leitura possibilitan­do a participação do público, de forma segura, seguindo todos os protocolos e sem aglomeração.

A Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto segui­rá com o tradicional espaço para os autores locais e entida­des que incentivam a leitura na região. Durante toda a agenda, 17 escritores e dez academias da cidade e região terão um horário especial na progra­mação para discussões sobre leitura e lançamentos de seus livros.

A 20ª FIL abre espaço para um amplo debate por meio do projeto Utopias e coloca em pau­ta cinco temáticas fundamentais: Paz, Verdade, Meio Ambiente, Respeito à Diversidade e Opor­tunidades Iguais. O primeiro tema em debate será “Paz” (dia 23), com o professor e magistra­do Luís Carlos Valois, do poeta e escritor Carlos Domingos e do bibliotecário e doutor em Ciência da Informação, Ciro Monteiro.

O bate-papo sobre “Verdade” (dia 24) terá a filósofa Marcia Ti­buri. “Meio Ambiente” (dia 25) será com o filósofo, ambienta­lista, poeta, escritor, e professor honoris causa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Ailton Krenak e o jovem rapper Owerá Kunumi MC, mundial­mente conhecido após levantar a faixa “Demarcação Já”, na abertu­ra da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil.

“Respeito à Diversidade” (dia 26) terá a escritora Marcela Ti­boni, a cantora e apresentadora Candy Mel e a artista visual Rafa­Mon. O “Oportunidades Iguais” (dia 27) terá o professor, super­visor cultural e pedagógico na Fundação Companhia Siderúr­gica Nacional (CSN) e criador do Afeto na Lata Helder Holiveira.

Homenageados da 20ª FIL
Como em todas as edi­ções, a FIL elenca nomes da literatura para homenagear durante o evento. Nesta 20ª edição, Mia Couto é escritor homenageado e Conceição Evaristo, a escritora homena­geada. O autor local é Carlos Roberto Ferriani, a profes­sora homenageada (local) é Elaine Assolini e o patrono é Paulo Roberto Oliveira. Se­míramis Paterno é a autora infantojuvenil, Milton San­tos, o autor educação e Edgar Morin também recebe uma homenagem especial.

Feira do Livro segue protocolos de saúde
Diferentemente de outros anos, quando a FIL recebia cerca de duas mil pessoas por dia, ape­nas na plateia do Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, um dos principais espaços do evento, a 20ª edição não terá a presença física do público.

No entanto, neste novo formato, o evento prevê a participação e interação do público, inclusive com uma plateia representati­va que estará online e ao vivo. Toda a equipe e convidados que participarem presencialmente, seguirão a um rígido protocolo de saúde obrigatório, que inclui testagem e uso de equipamen­tos de proteção individual (EPis) como máscaras e protetores faciais.

As transmissões, sem público, a princípio, serão realizadas no Theatro Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, Centro Cultural Palace e Espaço Infantil – Bi­blioteca Sesc. A FIL é a segunda maior feira a céu aberto do país e, a partir de 2021, inaugura o formato internacional e, neste ano, online.

“Passamos por uma constante evolução e buscamos sempre formar leitores cidadãos. É isso que faz da nossa feira um evento exitoso. É uma tradição que se renova a cada ano e tem se ajustado às necessidades de cada edição e hoje, ainda mais, diante deste momento histórico que o mundo inteiro enfren­ta”, diz a curadora do evento, Adriana Silva, vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Postagens relacionadas

ONU lança música contra covid com Fábio Jr, Alejandro Sanz, Sandra de Sá e outros

William Teodoro

Projeto é elogiado por Loyola Brandão

Redação 1

Orquestra Parassinfônica de São Paulo faz apresentação gratuita no Theatro Pedro II

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com