Dr. Adão F. de Freitas *
[email protected]
As vacinas são remédios que as pessoas usam para impedir o aparecimento de certas doenças.
Ou mais precisamente: as vacinas são produtos biológicos que têm a finalidade de estimular a defesa do corpo humano contra alguns microrganismos vírus e bactérias causadores da doença.
As vacinas podem ser produzidas por vírus ou bactérias, mas enfraquecidas, mortos ou a partir de alguns de seus derivados.
Quando a pessoa é vacinada seu organismo é capaz de absorver a substância da vacina e produzir uma defesa chamada anticorpos.
Esses anticorpos permanecem no organismo e não deixam que a doença venha as ocorrer no futuro.
Quer dizer a pessoa desenvolve imunidade contra a doença que foi vacinada as vacinas são a forma mais eficaz de prevenir doenças e salvar vidas.
A fim de dar segurança para a pessoa foi criada a Carteira de Vacinação onde ficam registradas todas as vacinas indicada para aquela pessoa. É um tipo de carteira de identidade, só que vacinal. As vacinas estão presentes desde o nascimento até a vida adulta e a terceira idade. Elas desempenham um importante papel na defesa do organismo.
Os avanços tecnológicos através dos anos ajudaram a reduzir a ocorrência de poliomielite, sarampo, tétano e mais recentemente da covid-19 enfrentada pelo mundo, pois graças às vacina os casos de óbito e de internações diminuíram consideravelmente.
Para que uma vacina possa ser utilizada, ela passa por diversas etapas dos órgãos fiscalizadores.
São várias as vacinas, mas as cinco indispensáveis para cuidar da saúde de família são:
vacina contra a febre amarela,
ii) vacina contra a gripe, iii) vacina contra as hepatites A e B, i
v) vacina contra o HPV e, finalmente
v) Vacina Tríplice bacteriana.
Muitas pessoas continuam acreditando que a vacina é coisa de criança, mas isso não é verdade. As vacinas acompanham as pessoas através da vida.
E há ainda vacinas específicas que devem ser administradas quando ocorre surtos de uma determinada época específica do ano. Para a segurança da família contra determinadas doenças ou em uma época específica do ano. Para a segurança da família contra determinadas doenças existem cinco vacinas que são:
Vacinas contra a febre amarela – Antes de março desse ampliou a recomendação dessa vacina
Antes era restrita somente à áreas de risco para todo o país.
A febre amarela é transmitida por uma picada de mosquito e quando ela se manifesta na forma mais grave, pode levar a óbito.
Só as grávidas, os idosos e as crianças com menos de nove meses de idade e há pessoas que têm alergia grave ao ovo.
A vacina contra a febre amarela, se for aplicada em doses fracionadas, a pessoa fica protegidas por oito anos.
Já as que receberam a dose completa estarão protegidas contra a doença por toda a vida. (Continua na última sexta-feira do mês de julho).
* Médico clínico geral e cardiologista, mestre e doutor em Medicina pela
FMRP-USP