A Secretaria Municipal da Saúde orienta a população de Ribeirão Preto que mantenham seus dados cadastrais, como telefone e endereço, atualizados para a vacinação contra o novo coronavírus, que terá início em 25 de janeiro. Basta se deslocar a uma unidade de saúde mais próxima e solicitar a atualização, fundamental para o controle das pessoas imunizadas na cidade.
“As pessoas mudam de residência, trocam de telefone celular e não são encontradas. É preciso termos os dados atualizados para registrar a vacina aplicada, sabermos quem foi imunizado e mapear a população, um controle eficaz para segunda fase em Ribeirão Preto”, orienta a Mayra Fernanda de Oliveira, coordenadora do programa de imunização.
Embora ainda não tenha havido orientação oficial do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, com relação à documentação que deverá ser apresentada no ato da imunização, e como acontece nas campanhas de vacinação, é importante ter em mãos a carteira de vacinação e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Mas se o munícipe não estiver de posse desses documentos, não haverá problema. Bastará apresentar qualquer documento oficial de identificação com foto, que receberá a vacina”, esclarece a coordenadora do programa de imunização.
O Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19 contempla pontos fixos nas salas de vacinação de 37 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da rede municipal de saúde e mais cinco pontos alternativos. Um fica no Núcleo de Gestão Assistencial em Saúde (NGA), na rua Minas nº 895, nos Campos Elíseos (Zona Norte).
O sistema “drive thru” vai atender no estacionamento do Estádio Santa Cruz (Botafogo), na Ribeirânia (Zona Leste). Também haverá imunização em de postos no RibeirãoShopping, no Jardim Califórnia (Zona Sul), e no Santa Úrsula Shopping, no bairro de Higienópolis (Central), além do Centro Médico de Ribeirão Preto, localizado na rua Thomaz Nogueira Gaia nº 1.275, no Jardim Irajá (Zona Sul).
A Câmara de Vereadores pode ser o 43º posto de vacinação contra o novo coronavírus em Ribeirão Preto. Dois ofícios assinados pelo presidente do Legislativo, Alessandro Maraca (MDB), foram encaminhados ao prefeito Duarte Nogueira (PSDB) e ao secretário municipal de Saúde, Sandro Scarpelini, nesta segunda-feira, 11 de janeiro.
A prefeitura de Ribeirão Preto pretende vacinar 150.275 pessoas contra o coronavírus entre 25 de janeiro e 22 de março. A previsão é imunizar o público-alvo determinado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e pelo Ministério da Saúde.
A imunização será feita em duas doses, com o intervalo de três semanas entre a primeira e a segunda aplicação. Fazem parte do público-alvo pessoas com mais de 60 anos de idade e profissionais de saúde. Este contingente foi escolhido por ter o maior número de provocadas pela covid-19.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, em Ribeirão Preto, 80% das mortes provocadas pelo vírus foram de pessoas com mais de 60 anos. Já os profissionais de saúde estão no grupo prioritário por trabalharem na linha de frente de combate à doença e no atendimento aos pacientes. A vacinação será realizada de segunda-feira a sábado, das sete às 17 horas.
O calendário de vacinação
Dia 25 de janeiro
Segunda dose em 15 de fevereiro
Público-alvo
Profissionais de saúde dos setores público, privado e filantrópico
Meta: 32.000 pessoas
Dia 8 de fevereiro
Segunda dose em 1º de março
Público-alvo
Idosos com 75 anos ou mais
Meta: 32.806 pessoas
Dia 15 de fevereiro
Segunda dose em 8 de março
Público-alvo
Idosos entre 70 a 74 anos
Meta: 21.269 pessoas
Dia 22 de fevereiro
Segunda dose em 16 de março
Público-alvo
Idosos de 65 a 69 anos
Meta: 28.663 pessoas
Dia 1º março
Segunda dose em 22 de março
Público-alvo
Idosos de 60 a 64 anos
Meta: 35.537 pessoas
Total do público-alvo: 150.275 pessoas