Tribuna Ribeirão
Saúde

Vacinação contra gripe será em escolas de RP

ALFREDO RISK

A Secretaria Municipal da Saúde inicia nesta segunda-fei­ra, 23 de março, a Campanha de Vacinação contra Influenza. Escolas e centros comunitários terão postos de vacinação para pessoas a partir de 60 anos para evitar aglomeração nas unidades de saúde e evitar o contágio pelo novo coronavírus (covid-19).

Em Ribeirão Preto, são es­timados cerca de 78 mil idosos e a meta é vacinar pelo menos 90% dessa população, cerca de 70,2 mil. Na área do Depar­tamento Regional de Saúde (DRS-XIII), a meta é imunizar 163.137 homens e mulheres com mais de 60 anos e 48.567 profissionais da área da saúde – médicos, enfermeiros, aten­dentes… Em todo o Estado de São Paulo, o objetivo é atingir 15,4 milhões de pessoas (90% da população-alvo).

Já em Ribeirão Preto, se­gundo nota da Secretaria Mu­nicipal da Saúde, nesta primei­ra etapa, de 23 a 27 de março, a campanha será destinada à vacinação exclusivamente de idosos (pessoas a partir de 60 anos) e ocorrerá em escolas e centros comunitários próxi­mos às unidades de saúde. O horário de atendimento será das 8h30 às 16 horas. Na área do DRS-XIII, o Estado espera imunizar 509.252 pessoas até o final da campanha, somando todos os públicos.

Segundo dados da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) da SMS, Ribeirão Pre­to fechou 2019 com 13 mortes por gripe. São sete óbitos por H1N1, quatro por H2N e dois não subtipados. Em 2018, du­rante quatro meses seguidos, a secretaria contabilizou 23 mor­tes por causa de alguma cepa da “gripe A” – a maioria por H1N1 e H3N2.

Em 2017 foram constatadas cinco mortes na cidade, mas em 2016 treze moradores fale­ceram, além de uma em 2015 Em cinco anos, Ribeirão Preto acumula 55 óbitos por “gripe A”, além de 304 casos confir­mados. Em 2019, a cidade re­gistrou 62 casos de influenza de 260 investigados.

Capacitação
Nesta sexta-feira (20), a Coordenação do Programa Imunização da Secretaria Mu­nicipal da Saúde capacitou profissionais da rede pública de Ribeirão Preto e institui­ções parceiras para atuarem na triagem, orientações de fluxo e vacinação de pacientes e evi­tar grandes aglomerações nas unidades de saúde durante a campanha de vacinação contra a gripe (nfluenza).

Os profissionais atuarão em postos de vacinação específi­cos, que serão disponibilizados a pessoas a partir de 60 anos, em escolas e centros comuni­tários próximos às unidades de saúde da cidade, para organizar o fluxo de pessoas nessa faixa etária e evitar aglomerações nos postos de saúde. A coorde­nadora do programa de Imuni­zação da Secretaria da Saúde, Mayra Fernanda de Oliveira, que ministrou o treinamento, disse que o direcionamento da vacinação faz parte das ações de enfrentamento ao novo co­ronavírus (covid-19) na cidade.

“Nessa etapa serão vacina­dos os idosos e nossa meta é imunizar o maior número pos­sível dessas pessoas que fazem parte dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe, que temos vacina, e isolá-las das outras pessoas, evitando, dessa forma, qualquer suposto contato com o coronavírus, que ainda não existe imunização”, orienta Mayra. “Todos os pro­fissionais se disponibilizaram a ajudar nessa ação assim que foram convocados, atenderam prontamente, sempre compro­metidos com a Saúde de nossa população” agradece.

Postagens relacionadas

Apenas um Estado atinge meta de vacinação do sarampo

Redação 1

Casos de covid-19 superam 2,2 mil

Redação 1

Hospital de Câncer lança Vakinha Online

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com