Tribuna Ribeirão
Saúde

Vacinação – Campanha atualizará cadernetas de jovens

Foto: Guilherme Sircili

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo inicia na sexta-feira, 1º de outubro, a Campanha Estadual de Multi­vacinação para crianças de todas as faixas etárias e adolescentes de até 15 anos de idade. Os pais ou responsáveis devem levar os menores a um dos mais de cinco mil postos de saúde localizados nos 645 municípios paulistas com a carteira de vacinação em mãos para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual si­tuação de atraso, falta ou neces­sidade de reforço.

Ribeirão Preto tem 36 Uni­dades Básicas de Saúde (UBS’s). A Secretaria Municipal da Saúde informou ao Tribuna nesta se­gunda-feira, 27 de setembro, que aguarda orientações do governo do Estado para iniciar a campa­nha. A medida contribui para melhorar as coberturas vacinais, que têm oscilado nos últimos anos. No total, serão oferecidos 16 tipos de vacinas que prote­gem contra cerca de 20 doenças.

Até o dia 29 de outubro, os profissionais dos postos atuarão para conferir e atualizar indivi­dualmente as cadernetas desse público e aplicar as doses even­tualmente necessárias. Haverá ainda um “Dia V”, marcado para 16 de outubro, terceiro sábado da campanha. Nessa data, das oito às 17 horas, pro­fissionais estarão trabalhando em postos fixos e volantes em todo o Estado de São Paulo.

Os cidadãos devem con­sultar a programação de seus municípios. “Esta campanha é mais uma oportunidade que temos de lembrar os pais e res­ponsáveis sobre a importância da imunização para proteger as crianças e adolescentes contra doenças preveníveis e suas pos­síveis complicações”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

Em situações de perda da caderneta de vacinação, a reco­mendação é de que os pais ou responsáveis compareçam ao mesmo posto de saúde onde vacinaram as crianças anterior­mente, para que seja possível consultar quais doses já foram aplicadas na ficha de registro ar­quivada na unidade.

Para adolescentes entre 12 e 15 anos, que estão também sen­do imunizados contra o corona­vírus não será necessário inter­calar as vacinas, sendo possível recebê-las concomitantemente. Respeitando os protocolos de prevenção, as salas de vacinação deverão manter a organização do ambiente e evitar aglomerações, com distanciamento entre me­sas e profissionais e pacientes, além da disponibilização de ál­cool para higienização das mãos.

Os profissionais estão orientados a fazer triagem com identificação de paciente com sintomas respiratórios, como tosse, coriza e falta de ar. Os que apresentarem apenas tos­se ou coriza poderão receber a vacina, com a orientação para procurar um serviço de saúde. A mesma recomendação será dada aos que apresentarem fe­bre ou mau estado geral.

Neste caso a aplicação da va­cina precisará ser reprogramada até a recuperação do quadro clínico. A vacina contra a gripe deve ocorrer em sala distinta da reservada para imunização contra a covid-19. Neste caso, é preciso respeitar um intervalo de 14 dias para receber doses destinadas à prevenção contra ambas as doenças.

As vacinas disponíveis são contra difteria, tétano, co­queluche, tuberculose, polio­mielite, sarampo, caxumba, rubéola, hepatite A e B, vari­cela (catapora), febre amarela, HPV, rotavírus, doença me­ningocócica, meningite tipos A, C, W e Y, e pneumonia.

Postagens relacionadas

Pandemia impacta vida de pessoas com diabetes no Brasil, diz pesquisa

Redação 1

Covid-19 iguala nº de mortes de 2020

Redação 1

Aplicativo gratuito sintetiza voz humana para deficientes visuais

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com