Tribuna Ribeirão
Saúde

Vacinação atinge 6,3% da população

Segundo balanço divulgado pelo “Vacinômetro”, ferramen­ta digital desenvolvida pela Se­cretaria de Comunicação em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), até as 15h30 desta segunda-fei­ra, 8 de março, Ribeirão Preto havia aplicado 61.278 doses de vacina contra a covid-19.

Segundo o painel, 44.841 pessoas já foram imunizadas (primeira dose) – profissio­nais da saúde, funcionários e idosos de instituições de longa permanência e pessoas acima de 77 anos, além de trabalha­dores das unidades Campus e de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Me­dicina da Universidade de São Paulo (HCFMRP/USP).

Estes 44.841 “ribeirão-pre­tanos” representam 6,3% da população da cidade, estimada em 711.825 pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Elas recebe­ram doses da Coronavac, vacina desenvolvida pelo Instituto Bu­tantan em parceria com a bio­farmacêutica chinesa Sinovac, e do imunizante da Universidade de Oxford/AstraZeneca.

Além disso, 16.437 profis­sionais de saúde e idosos acima de 90 anos receberam a segun­da aplicação (2,3% da popula­ção). A prefeitura já recebeu 79.271 doses até agora, segun­do o site Vacina Já. Os profis­sionais autônomos da saúde que receberam a primeira dose da vacina da AstraZeneca, nos dias 3 e 4 de fevereiro, devem aguardar as orientações quan­to ao local e a data da segunda aplicação do imunizante.

A meta inicial, anunciada em janeiro pela prefeitura de Ribeirão Preto, era é imunizar 150.275 pessoas dos grupos prioritários. Esta população é formada nesta primeira etapa do Plano Municipal de Imuni­zação (PMI) por profissionais de saúde e idosos e cuja vacinação começou no dia 19 de janeiro. A previsão inicial é de concluir esta fase em 22 de março.

Coronavac
O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta segun­da-feira (8) a liberação de mais 1,7 milhão de doses da vacina Coronavac, desenvolvida no Brasil pelo do Instituto Butantan em parceria com a biofarmacêu­tica chinesa Sinovac, ao Progra­ma Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

Com o novo carregamento, o total de vacinas disponibi­lizadas pelo Butantan ao PNI chega a 16,1 milhões de doses desde o início das entregas, em 17 de janeiro. No dia 3 de março, o Butantan já havia dis­tribuído 900 mil doses ao PNI. Em fevereiro foram entregues cerca de 4,85 milhões de doses.

A produção da vacina se­gue em ritmo constante e ace­lerado. Na última quinta-feira (4), uma remessa de 8,2 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), correspondente a cerca de 14 milhões de doses, desembarcou em São Paulo para serem envasados, rotula­dos e embalados no instituto.

Até o final de março serão entregues 21 milhões de doses da vacina – 17% a mais do que o previsto inicialmente – e, até 30 de abril, o número de va­cinas disponibilizadas ao PNI somará 46 milhões. O Butan­tan ainda trabalha para entre­gar outras 54 milhões de doses para vacinação dos brasileiros até 30 de agosto.

Postagens relacionadas

Profissionais da saúde podem agendar vacina

William Teodoro

Com obesidade em alta, pesquisa mostra brasileiros iniciando vida mais saudável

Redação 1

GRIPE – Campanha vai até 22 de junho

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com