Tribuna Ribeirão
Saúde

Vacina contra a covid-19 – RP altera intervalo entre doses

Fotos: Guilherme Sircili

Nesta sexta-feira, 3 de de­zembro, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) e o secretá­rio municipal da Saúde, José Carlos Moura, anunciaram que Ribeirão Preto seguirá a recomendação do Comitê Científico do Coronavírus do Estado de São Paulo e reduzirá de cinco para quatro meses o intervalo da dose adicional da vacina contra a covid-19, dian­te do atual cenário epidemio­lógico da doença no mundo e a proximidade das festividades de final de ano.

A medida vale para quem tomou duas doses dos imu­nizantes Coronavac/Sinovac/ Butantan, da AstraZeneca/ Oxford/Fiocruz e da Pfizer/ BioNTech. Quem tomou o imunizante de dose única da Janssen/Johnson&John­son, poderá receber a carga adicional do mesmo imuni­zante com intervalo a partir de dois meses.

No entanto, na ausência da vacina da Janssen neste momento, cenário atual no estado de São Paulo já que o Ministério da Saúde não dis­ponibilizou doses adicionais deste imunizante, é possível ser administrada uma terceira aplicação da Pfizer (vacina de RNA mensageiro).

Segundo dados do “Vaci­nômetro”, até as 18 horas desta sexta-feira (3), Ribeirão Preto havia aplicado 1.161.108 doses de vacinas contra a covid-19. De acordo com a plataforma, 554.347 pessoas haviam rece­bido a primeira carga, 502.815 a segunda, 20.393 a dose única e 83.553, a de reforço.

Com o total de imunizados com dose única, a segunda e a terceira carga, de 606.761, a taxa de “ribeirão-pretanos” com “ciclo vacinal avançado” chega a 84,3% da população. Ribeirão Preto tem 720.116 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geogra­fia e Estatística (IBGE).

Porém, segundo a Secre­taria Municipal da Saúde, o público-alvo é formado por 646.326 cidadãos de 12 a 90 anos. Neste caso, o índice é 93,9%. Já as pessoas que rece­beram apenas a primeira dose representam, respectivamente, 77% e 85,8%.

Segundo a secretaria, cerca de 90 mil maiores de 12 anos não compareceram para rece­ber a primeira dose e outros 40 mil faltosos deixaram de tomar a carga de reforço. Essas 130 mil pessoas representam 20,1% do público-alvo e 18,1% da população da cidade.

“Temos muitos jovens de 18 a 29 anos que não voltaram para tomar a segunda dose. São pessoas economicamente ativas e que transitam por toda a nossa cidade. É importante que a população participe e ajude a esclarecer a importân­cia de todos completarem o seu ciclo vacinal”, diz o prefeito Duarte Nogueira.

Reforço
A Secretaria Municipal da Saúde vai aplicar a dose adicio­nal da vacina contra a covid-19 em mais 2.100 pessoas maiores de 18 anos que receberam a segunda carga até 6 de agosto. O agendamento será aberto às 8h30 deste sábado (4), no por­tal oficial da prefeitura (www. ribeiraopreto.sp.gov.br) ou pelos telefones 3977-9441 ou 3977-9442.

Este grupo envolve mora­dores de Ribeirão Preto que receberam a segunda dose dos imunizantes Coronavac/Sino­vac/Butantan, AstraZeneca/ Oxford/Fiocruz e Pfizer/BioN­Tech. A campanha será nesta segunda-feira (6), a partir das 8h30, em 36 das 38 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Ribeirão Preto.

Em cerca de dez dias, a Secretaria Municipal da Saú­de imunizou ou abriu agen­damento para aplicar a dose de reforço em 26.900 pessoas. No dia 20 de novembro, ou­tras 8.000 pessoas maiores de 18 anos receberam a terceira dose, chegando a 34.900.

As pessoas acamadas des­tes grupos podem receber o imunizante em sua própria casa, por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Basta entrar em contato com a unidade de saúde mais pró­xima ou no próprio Serviço de Atenção Domiciliar, pelo tele­fone 3977-7111.

Nos locais de vacinação, es­sas pessoas devem apresentar algum documento oficial com foto – Registro Geral (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros –, Cadastro de Pessoa Física (CPF), compro­vante de residência, número do protocolo do agendamento e o cartão da segunda dose.

O pré-cadastro no site Va­cina Já (www.vacinaja.com.br) é recomendado para to­dos os públicos incluídos no calendário de imunização. Também dá acesso ao site do Vacivida. O formulário pode ser preenchido no site ou via WhatsApp – basta adicionar o número +55 11 95220-2923 à lista de contatos e enviar um “oi” ou clicar no link wa. me/5511952202923?text=oi.

Postagens relacionadas

Hidroxicloroquina não mostra benefício contra coronavírus em estudo nos EUA

Redação 1

Hepatite infantil: o que se sabe sobre a doença que avança na Europa

William Teodoro

Estimulação do nervo vago melhora marcha de pacientes com Parkinson

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com