O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta terça-feira, 20 de abril, o início da vacinação para pacientes com algumas doenças ou condições crônicas e a antecipação da imunização dos idosos de 64 anos. De acordo com o tucano, pessoas com Síndrome de Down, transplantados e pacientes em terapia renal (diálise) serão vacinadas a partir de 10 de maio.
O público-alvo deste grupo é formado por 120 mil indivíduos, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde. São 50 mil pessoas com Síndrome de Down, 40 mil pacientes renais em tratamento de diálise (terapia renal substitutiva) e 30 mil transplantados em uso de imunossupressores.
Na semana passada, os vereadores de Ribeirão Preto aprovaram projeto de lei que inclui pessoas portadoras de Down, transtorno do espectro autista e demais deficiências intelectuais nos grupos prioritários do Plano Municipal de Imunização (PMI). A proposta é de Maurício Gasparini (PSDB).
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a cidade já registrou oito óbitos por covid-19 de portadores de Síndrome de Down. Quatro mortes ocorreram em 2020 e outros quatro este ano. Agora o projeto será encaminhado para análise do prefeito Duarte Nogueira (PSDB).
Em 11 de maio, começará a imunização dos trabalhadores de transporte dos sistemas metroviário e ferroviário. Em 18 de maio, será a vez dos motoristas e cobradores de ônibus municipais e intermunicipais. A categoria reúne cerca de 165 mil pessoas.
A vacinação de pessoas de 64 anos será antecipada para sexta-feira, 23 de abril. Já os idosos com 63 anos poderão tomar a vacina a partir do dia 29. Pessoas de 60 a 62 anos serão contempladas na campanha a partir de 6 de maio. Como já havia sido anunciado anteriormente, os idosos com 65 e 66 anos começarão a ser imunizados nesta quarta-feira (21).
A Secretaria Municipal da Saúde abriu nesta terça-feira, 20 de abril, o agendamento para a aplicação da primeira dose contra covid-19 em idosos de 65 e 66 anos. Para essa faixa etária, a vacinação acontecerá nesta quinta e na sexta-feira, dias 22 e 23 de abril, a partir das oito horas, em 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e na Sociedade Recretariva e de Esportes de Ribeirão Preto, a Recra da Nove de Julho.
Foram disponibilizadas 11.160 vagas para esse grupo etário. O agendamento pode ser feito no site da prefeitura (www.ribeiraopreto.sp.gov.br) a partir das 8h30 e pelos telefones 3977-9441 ou 3977- 9442. Os acamados desta faixa etária podem receber a vacina em sua própria casa, por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).
Basta acessar o site da prefeitura e fazer o agendamento. O telefone é 3977-7111. Nos locais de vacinação (UBS’s), os idosos devem apresentar algum documento oficial com foto – Registro Geral (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros –, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência.
O agendamento permite a escolha do horário e em qual UBS a pessoa quer ser vacinada. Ainda nesta terça-feira, a Secretaria Municipal da Saúde começou a aplicar a segunda dose da Coronavac, vacina desenvolvida no Brasil pelo Instirtuto Butantan em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac, em idosos de 69 a 71 anos.
Para essa faixa etária, a vacinação continua nesta quarta-feira (feriado de Tiradentes). Foram disponibilizadas 13.100 vagas para esse grupo etário. A Secretaria Municipal da Saúde aplicou, na sexta-feira (16), a primeira dose da vacina contra a covid-19 em idosos de 67 anos. Eram 4.500 vagas disponíveis e a imunização foi realizada em um único dia para não confrontar com a vacinação de outros grupos.
O Estado também já está vacinando 350 mil idosos de 67 anos. A expectativa é imunizar 760 mil pessoas com 65 e 66 anos com a primeira dose. A Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto também encerrou no dia 15 a campanha para aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 em idosos com idade entre 72 e 74 anos.
As pessoas desta faixa etária receberam a Coronavac. Quem foi vacinado com o produto da Universidade de Oxford/AstraZeneca terá de aguardar para receber a segunda aplicação. Foram disponibilizadas dez mil vagas para esse grupo etário. Entre os dias 14 e 15 também foram imunizados 3.370 profissionais da educação.
Segundo o governo de São Paulo, as pessoas na faixa etária de 60 a 64 anos somam 2,24 milhões, incluindo 840 mil com 63 e 64 anos que poderão receber a primeira dose a partir do dia 29 de abril. As demais 1,4 milhão de pessoas têm 60, 61 e 62 anos, com cronograma a partir de 6 de maio. Todas as pessoas que já completaram seu esquema vacinal, com duas doses, dentro do prazo de 21 a 28 dias, receberam a vacina do Butantan.