Tribuna Ribeirão
Cultura

USP reinaugura prédios históricos

Rosemeire Soares Talamone

Na próxima quarta-feira, 24 de janeiro, duas reinau­gurações marcam resgate de prédios históricos do campus Ribeirão Preto da Universi­dade de São Paulo (USP). Às 14 horas tem a reinauguração do “Restaurante do Cam­pus”, em prédio onde morou o administrador da Fazenda Monte Alegre que deu ori­gem ao campus.

O evento contará com des­cerramento de placa, exposição de fotos – registro das várias fases de vida do prédio – e apre­sentação do Coral da USP Ribei­rão – Grupo Zênite. Já às 16h30, com descerramento de placa e apresentação da USP-Filarmô­nica, será realizada a reinaugu­ração do Teatro do Campus, onde por muito tempo funcio­nou a “Capela da USP”.

“Restaurante do Campus”
Construída em 1902, para Jacob Schmidt, administrador da Fazenda Monte Alegre e fi­lho de Francisco Schmidt, dono da propriedade que hoje abriga o campus da USP em Ribeirão Preto, a construção é típica das moradias rurais paulistas do início do século XX. Segundo dados históricos, tratava-se de uma ampliação de edícula da casa grande, cujo provável res­ponsável teria sido o francês Edouard Le Maçon, o constru­tor da maioria dos empreendi­mentos de Francisco Schmidt.

De 1984 a 1989, a edifica­ção passou por obras de re­cuperação e reciclagem e até 2002 foi sede do “Clube dos Docentes”. O local funciona­va como restaurante no al­moço e american bar às sex­tas-feiras no final da tarde. O fechamento ocorreu em fun­ção de restrições orçamentá­rias e de funcionários.

“Teatro do Campus”
O prédio do “Teatro do Campus” foi construído na década de 1960 para abrigar, num primeiro momento, um Centro Ecumênico e ga­nhou o nome de “Capela São Lucas”. Tem projeto arrojado para a época, sem informa­ção de sua autoria. O prédio possui linhas modernistas com paredes flutuantes pen­duradas em balanço por co­lunas e vigas que criam um pé direito de sete metros e 547 metros quadrados de vão livre. Os vitrais são do artista Bassano Vaccarini.

Desde a década de 1970, começou a ser utilizado para atividades artísticas e cultu­rais, como espaço de concer­tos da Sociedade Pró-Música e do Madrigal Revivis. Em 1983, o Coral da USP-Ribei­rão adotou o local para seus ensaios, seguido alguns anos depois pelo Teatro Ribeirão -pretano da USP (Trusp).

Em 1987 passou a receber espetáculos teatrais e o altar foi transformado em palco para abrigar a Orequestra Sinfônica da USP (Osusp). Recebeu, a partir de então, atores como Marilena Ansal­di e Celso Frateschi, Grupo Tapa, Escola de Arte Dramá­tica da USP, Departamento de Artes Cênicas da Univer­sidade Estadual de Campinas (Unicamp), Teatro Popular União e Olho Vivo (Tuov), entre outros.

Uma das curiosidades que causou “desconforto” à comu­nidade foi a nudez da atriz Ma­rilena Ansaldi (na montagem “Hamletmachine”, encenada em 1987) o que acirrou o atrito entre a comunidade católica e os organizadores do evento e culminou com o recolhimento dos aparatos litúrgicos e a proi­bição, por ordem do bispo lo­cal, da realização de missas na “antiga capela”.

Em 1994 começou sua adaptação para espaço cul­tural, o que foi concretizado em 2003 com a inauguração do “Espaço Cultural Capela”. O uso frequente do espaço mostrou necessidades que não haviam sido contempla­das no projeto anterior.

Assim, em junho de 2017, iniciou a reforma para aten­der essas necessidades e tor­nar prédio mais acessível. De sanitários a telhado, todo o prédio foi adequado às no­vas normas de combate à incêndio e de acessibilidade, com construção de estrutura e instalação de elevador. As estruturas cênicas e forros foram trocados para melho­rar a acústica e, ainda, teve o palco reformado.

Postagens relacionadas

Xuxa revela medo de fãs enxergarem Marlene Mattos como ‘monstro’ em documentário

William Teodoro

Ainda há ingressos para show de Titãs

William Teodoro

Museus de RP completam 6 anos fechados

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com