Uma releitura de Beatles, do compositor cubano Leo Brouwer, intitulada “Beatlerianas”, será interpretada pela orquestra USP-Filarmônica na próxima terça-feira, 24 de setembro, às 20h30, no Theatro Pedro II. A execução da obra terá solo de violão do músico Thomas Garcia, da Miami University, de Ohio, nos Estados Unidos. A regência é do maestro convidado Lucas Galon. Como sempre, a entrada no concerto é livre e gratuita.
Para deixar ainda mais interessante o programa da USP-Filarmônica deste mês, a orquestra, que está em seu 127º concerto, executa obras de estreia mundial. O compositor José Gustavo Julião de Camargo lança “Na esquina, outono dança, concerto para saxofones”, com solo do saxofonista Samuel Pompeo (São Paulo). O compositor Bo Lundby-Jaeger, da Dinamarca, vai estrear a obra “The Little Mermaid”. Ambos estarão presentes no concerto.
Lucas Galon, maestro convidado da orquestra, é multi-instrumentista, idealizador de projetos de formação e excelência musical em Ribeirão Preto e região, e aluno de pós-doc da USP. No Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (DM-FFCLRP) mantém uma parceria que envolve os alunos bolsistas em projetos de extensão universitária.
Para o concerto de Ribeirão Preto, não é necessária a retirada de ingressos, a entrada é livre e gratuita. O Theatro Pedro II fica na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto. O local tem capacidade para 1.588 pessoas, mas parte foi interditada por segurança. Atualmente conta com 1,3 mil lugares. Telefone para mais informações: (16) 3977-8111. O espetáculo não tem restrição de idade.
A USP-Filarmônica tem duas flautas, um oboé, uma clarineta, um fagote, duas trompas, dois trompetes, uma percussão, cinco primeiros violinos, cinco segundos violinos, três violas, quatro violoncelos e dois contrabaixos. É formada por alunos do DM-FFCLRP, que promove séries mensais de concertos em parceria com a prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Fundação Dom Pedro II.
O Theatro Pedro é patrimônio histórico e cartão postal da cidade de Ribeirão Preto.As séries de concertos da USP-Filarmônica são realizadas pelo Departamento de Música da FFCLRP-USP, em parceria com a Fundação Dom Pedro II em Ribeirão Preto e com o Grupo Coordenador de Cultura e Extensão da USP de São Carlos e Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP). Informações pelo telefone (16) 3371-4339.