Tribuna Ribeirão
Cultura

USP Filarmônica faz concerto gratuito

Foto: ANDRÉ ESTEVÃO

Com o intuito de viabili­zar o acesso à arte e às ativi­dades de extensão universi­tária atreladas ao ensino e à pesquisa, a USP Filarmônica realiza concerto aberto e gra­tuito pela série “Concertos USP”, nesta terça-feira, 23 de novembro, às 20 horas, no Auditório da Faculdade de Direito, no campus da Uni­versidade de São Paulo em Ribeirão Preto.

A programação con­templa novas versões para orquestra de cordas de mú­sica popular brasileira dos séculos XIX e XX, além de obras consagradas, como o “Concerto em ré maior para viola caipira” de Antonio Vi­valdi (1678-1741) e a famosa “Ária”, de Johann Sebastian Bach (1685-1750).

Conta ainda, com apre­sentação de obra contempo­rânea, premiada na XXIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea do Rio de Janeiro, de autoria do estu­dante e bolsista da USP Filar­mônica, Lucas Pigari. A USP Filarmônica terá como solis­ta o professor Gustavo Silvei­ra Costa (viola caipira).

Ainda vai contar com a participação especial de Ca­mila Santana (rabeca), ex­-aluna do Departamento de Música da Faculdade de Fi­losofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto (DM-FF­CLRP/USP), sob regência do professor e maestro Rubens Russomanno Ricciardi.

Entre as obras inéditas do programa constam ainda antigas modinhas mineiras do século XIX e a “Valsa de esquina nº 8”, de Francisco Mignone (1897-1986), todas em novas versões para or­questra de cordas pelo ma­estro Rubens Russomanno Ricciardi, bem como canções populares brasileiras arran­jadas por Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e orquestradas por George Olivier Toni.

A entrada para assistir ao concerto é livre e gratuita, não sendo necessário retirar ingressos antecipadamente. “Como sempre, nossos con­certos são abertos a todos os interessados com entrada franca”, diz Rubens Russo­manno Ricciardi, maestro da USP Filarmônica.

“Nosso intuito é viabili­zar um amplo acesso à arte e à música de todos os tempos, com especial dedicação aos repertórios brasileiros desde o períoco colonial”, ressalta. A série de concertos mensais foi retomada em outubro de 2021.

Faz parte das comemora­ções dos dez anos da USP Fi­larmônica – orquestra de estu­dantes de graduação bolsistas, sediada no Departamento de Música da Faculdade de Filo­sofia, Ciências e Letras de Ri­beirão Preto da USP (DM-F­FCLRP-USP), cujas atividades remontam ao início de 2011.

Postagens relacionadas

Hoje tem ‘Malabamétrico’ no Maria Casagrande

William Teodoro

Mês das mulheres ganha programação musical exclusiva no RibeirãoShopping

William Teodoro

Artistas da região expõem suas obras em Portugal

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com