Tribuna Ribeirão
Cultura

USP Filarmônica faz concerto gratuito

Foto: ANDRÉ ESTEVÃO

Com o intuito de viabili­zar o acesso à arte e às ativi­dades de extensão universi­tária atreladas ao ensino e à pesquisa, a USP Filarmônica realiza concerto aberto e gra­tuito pela série “Concertos USP”, nesta terça-feira, 23 de novembro, às 20 horas, no Auditório da Faculdade de Direito, no campus da Uni­versidade de São Paulo em Ribeirão Preto.

A programação con­templa novas versões para orquestra de cordas de mú­sica popular brasileira dos séculos XIX e XX, além de obras consagradas, como o “Concerto em ré maior para viola caipira” de Antonio Vi­valdi (1678-1741) e a famosa “Ária”, de Johann Sebastian Bach (1685-1750).

Conta ainda, com apre­sentação de obra contempo­rânea, premiada na XXIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea do Rio de Janeiro, de autoria do estu­dante e bolsista da USP Filar­mônica, Lucas Pigari. A USP Filarmônica terá como solis­ta o professor Gustavo Silvei­ra Costa (viola caipira).

Ainda vai contar com a participação especial de Ca­mila Santana (rabeca), ex­-aluna do Departamento de Música da Faculdade de Fi­losofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto (DM-FF­CLRP/USP), sob regência do professor e maestro Rubens Russomanno Ricciardi.

Entre as obras inéditas do programa constam ainda antigas modinhas mineiras do século XIX e a “Valsa de esquina nº 8”, de Francisco Mignone (1897-1986), todas em novas versões para or­questra de cordas pelo ma­estro Rubens Russomanno Ricciardi, bem como canções populares brasileiras arran­jadas por Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e orquestradas por George Olivier Toni.

A entrada para assistir ao concerto é livre e gratuita, não sendo necessário retirar ingressos antecipadamente. “Como sempre, nossos con­certos são abertos a todos os interessados com entrada franca”, diz Rubens Russo­manno Ricciardi, maestro da USP Filarmônica.

“Nosso intuito é viabili­zar um amplo acesso à arte e à música de todos os tempos, com especial dedicação aos repertórios brasileiros desde o períoco colonial”, ressalta. A série de concertos mensais foi retomada em outubro de 2021.

Faz parte das comemora­ções dos dez anos da USP Fi­larmônica – orquestra de estu­dantes de graduação bolsistas, sediada no Departamento de Música da Faculdade de Filo­sofia, Ciências e Letras de Ri­beirão Preto da USP (DM-F­FCLRP-USP), cujas atividades remontam ao início de 2011.

Postagens relacionadas

TV Tudo Na Ilha

Redação 1

CineFormação do CAUIM exibe “Sabotage: Maestro do Canão”

Redação

Documentário “Rio de Topless”, de Ana Paula Nogueira, estreia no Canal Brasil

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com