Tribuna Ribeirão
Cultura

USP-FILARMÔNICA – Concerto terá obras nacionais

Com repertório de música brasileira, a USP-Filarmônica le­vará sua série mensal de concertos ao Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, na próxima terça-feira, 15 de maio, às 20h30, sob a regência do maestro Rubens Russoman­no Ricciardi. As apresentações da orquestra cumprem uma função de extensão universitária, com objetivo de oferecer à comunida­de, contrapartida social em rela­ção ao aprendizado adquirido na universidade pública, bem como, proporcionar aos jovens bolsistas, a experiência artística.

Na apresentação serão inter­pretadas as obras “Sinfonia fú­nebre (1970)”, de José Maurício Nunes Garcia (1767-183), “Con­certino para fagote e pequena orquestra (1957)”, de Francisco Mignone (1897-1986) – com par­ticipação do solista Aloysio Fager­lande (professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ) – e “Viola Quebrada (1926)”, de Mário de Andrade(1893-1945), com arranjo trabalhado por Hei­tor Villa-Lobos (1887-1959), Ivan Vilela e orquestração de Rubens Russomanno Ricciardi.

Esta obra será representada pelo solista Caio de Souza, aluno da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Uni­versidade de São Paulo (FFCLRP­-USP). Outra solista convidada é a cantora Gina Falcão, pós-gradu­anda da Escola de Comunicação e Arte da USP (ECA-USP). A orquestra também vai apresentar as canções “Moreninha” (arranjo e orquestração de Rubens Russo­manno Ricciardi) – de composi­tor anônimo brasileiro do século XIX –, “Coração indeciso (1903)” e “Trova (1901)”, de Alberto Ne­pomuceno (1864-1920), além da “Melodia sentimental (1958)”, de Villa-Lobos.

O Theatro Pedro II fica na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, Centro His­tórico de Ribeirão Preto. O espa­ço tem capacidade para receber 1.588 pessoas, mas parte foi in­terditada em 2016 pelo Corpo de Bombeiros por causa da altu­ra do parapeito – hoje aceita até 1.300 espectadores. O telefone para mais informações é (16) 3977-8111. O espetáculo é livre.

Os concertos da USP-Filar­mônica são sempre gratuitos e acessíveis, com intuito de de­mocratizar o amplo acesso à arte da música. Mais informa­ções pelo telefone (16) 3315-3136. As séries de Concertos da USP-Filarmônica são uma realização do Departamento de Música da FFCLRP/USP, em parceria com a prefeitura de Ri­beirão Preto, por meio da Fun­dação Dom Pedro II.

São Carlos – Os concertos da USP-Filarmônica são realizados mensalmente no Teatro Muni­cipal “Alderico Vieira Perdigão”, em São Carlos, em parceria com o Grupo Coordenador de Cultura e Extensão da USP local, Escola de Engenharia de São Carlos (EESC­-USP) e prefeitura de São Carlos. A apresentação será na quarta­-feira, 16 de maio, às 20h30. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro, que fica na rua Sete de Setembro nº 1.735, no Centro. Informações no telefone (16) 3371-4339.

A USP-Filarmônica – As atividades da USP-Filarmônica começaram em março de 2011. A orquestra é formada por alu­nos do Departamento de Músi­ca da Faculdade de Filosofia, Ci­ências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) – vinculada à Uni­versidade de São Paulo (USP). Rubens Russomanno Ricciardi (professor responsável e regen­te titular) e José Gustavo Julião Camargo (funcionário e regente assistente) atuam na direção ar­tística desde a sua fundação.

Concertos sinfônicos e récitas de óperas já foram realizadas em Ribeirão Preto e várias cidades da região. Ao lado do repertório contemporâneo do século XXI, a orquestra também trabalha com clássicos da música universal, num contraponto entre tradição e inovação, apresentando ainda alternadamente compositores de outros países e brasileiros. Em relação específica à produção mu­sical brasileira de concerto – um dos focos de trabalho da USP­-Filarmônica – seus repertórios abrangem desde o período colo­nial até o contemporâneo.

Há também uma dedicação especial às obras inéditas dos próprios compositores locais. Tem 30 integrantes (bolsistas) que dominam duas flautas, um oboé, uma clarineta, um fagote, duas trompas, dois trompetes, uma percussão, cinco primeiros violinos, cinco segundos violi­nos, três violas, quatro violonce­los e dois contrabaixos.

Postagens relacionadas

Instituição promove concerto pedagógico

Redação 1

Jovens da periferia perto do Bolshoi

Redação 1

‘Papel da Biblioteca Nacional é sair ilesa da guerra cultural’

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com