A USP-Filarmônica abre a temporada de concertos gratuitos de 2019 nesta terça-feira, 26 de março, às 20h30, no Theatro Pedro II. Esta será a 114ª apresentação da orquestra de alunos bolsistas da Universidade de São Paulo (USP), dedicada à efeméride de 55 anos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), sob regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi.
A apresentação ocorre também em São Carlos, na quarta-feira (27), e em Franca, na quinta-feira (28), nos teatros municipais de cada cidade, sempre às 20h30. Os três concertos do mês de março contarão, tal como vem ocorrendo em toda abertura de temporada da USP-Filarmônica desde 2015, com a íntegra de “As quatro estações”, de Antonio Vivaldi (1678-1741).
A escolha desta obra consagrada tem por finalidade não apenas o mérito artístico, por se tratar de uma das mais famosas da literatura universal, mas também cumpre uma missão pedagógica no ensino das práticas interpretativas em música para os alunos da USP.
O repertório dos concertos conta também com obras coloniais brasileiras, como “Salve Regina – Antífona de Nossa Senhora”, do compositor atuante no Arraial do Tejuco (hoje Diamantina, MG), José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita (1746-1805); e “Miserere – moteto”, do compositor radicado na Vila de São José (hoje Tiradentes, MG), Manuel Dias de Oliveira (1738-1813).
Completam o programa obras de Johann Sebastian Bach (1685-1750) – “Jesus bleibet meine freude” (“Jesus alegria dos homens”, coral da “Cantata BWV 147”) e “Erbarme dich, mein Gott” (“Tem misericórdia, meu Deus”), ária da “Paixão segundo São Mateus BWV 244” – e de Wolfgang Amadeus Mozart (1756- 1791) – “Ave verum corpus – moteto, KV 618”.
O solista convidado é o violinista spalla do Theatro Municipal de São Paulo, Alejandro Andrés Aldana, que divide o palco com o Coral da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Franca e Jaboticabal, sob regência de Rafael Andrade (formado em música pela USP de Ribeirão Preto).
Participam também, como solistas, o violoncelista André Luis Micheletti (professor da FFCLRP-USP), a cravista Giovana Ceranto (aluna de graduação da FFCLRP-USP e bolsista da USP-Filarmônica) e o contratenor Felipe Rissatti (aluno de graduação da FFCLRP-USP).
A USP-Filarmônica tem duas flautas, um oboé, uma clarineta, um fagote, duas trompas, dois trompetes, uma percussão, cinco primeiros violinos, cinco segundos violinos, três violas, quatro violoncelos e dois contrabaixos.
Concertos mensais
A entrada, como em todos os concertos da USP-Filarmônica, é aberta ao público em geral e gratuita, com intuito de sempre viabilizar um melhor acesso à arte. O Theatro Pedro II fica na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto. O local tem capacidade para 1.588 pessoas, mas parte foi interditada por segurança. Atualmente conta com 1,3 mil lugares. Telefone para mais informações: (16) 3977-8111. O espetáculo não tem restrição de idade.