Tribuna Ribeirão
Cultura

USP Filarmônica abre a temporada

A USP Filarmônica inaugura sua temporada de concertos 2023 nesta terça-feira, 4 de abril, às 20 ho­ras, no Theatro Pedro II, em Ribei­rão Preto, com uma apresentação gratuita que irá reverenciar com­positores e poetas pretos e pardos brasileiros dos séculos XVIII e XIX, comemorando ainda a efeméride de 15 anos da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Do repertório constam obras de Manuel Dias de Oliveira (1738- 1813), padre José Maurício Nunes Garcia (1767-1830), Domingos Caldas Barbosa (Lereno de Se­linuntino, 1740-1800), José Maria Xavier (1819-1887), Anacleto de Medeiros (1866-1907) e Pixingui­nha (1897-1973), entre outros – to­dos compositores e poetas pretos e pardos, aqui num projeto de re­construção de memória da música brasileira por parte do Núcleo de Pesquisa de Música da USP de Ri­beirão Preto (NAP-Cipem).

A USP Filarmônica contará com os solistas Yuka de Almei­da Prado (soprano), Anita Pra­do (mezzo-soprano), Alexandre Mazzer (barítono), Carla Rincón (spalla convidada), João Paulo Henrique da Silva (clarineta), Samuel Pompeu (saxofone), Gustavo Silveira Costa (violão) e Matheus Luís de Andrade (per­cussão). A regência é do maestro Rubens Russomanno Ricciardi.

O clarinetista ribeirão-pretano Aluizio da Cruz Prates será home­nageado no concerto. Nascido em 1925, iniciou a carreira musical aos 19 anos, na Banda da Polícia Mili­tar de São Paulo. Integrou ainda, por 35 anos, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. É hoje o decano da música na cidade.

Como sempre em seus con­certos, a USP Filarmônica recebe o público de forma livre e gratui­ta, sem necessidade de convites nem retirar ingressos. O Theatro Pedro II informa que não é per­mitido crianças menores de 12 anos na fila A dos setores balcão nobre e balcão simples, por deter­minação do Ministério Público de São Paulo (MPSP), devido a altura do guarda corpo. Ingres­sos para cadeirantes são destina­dos ao setor frisa do teatro.

O espaço é o terceiro maior teatro de ópera do Brasil. O uso de máscara é opcional. Não será permitida a entrada após o início do espetáculo. Para melhor con­servação do patrimônio público é proibido o consumo de bebi­das e alimentos dentro das salas de espetáculos. O Theatro Pedro II fica na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, Cen­tro Histórico de Ribeirão Preto.

O local tem capacidade para 1.588 pessoas, mas parte foi in­terditada por segurança. Atual­mente conta com 1,3 mil lugares. Porém, vai disponibilizar cerca de 1.070 poltronas. O telefone para mais informações é (16) 3977-8111. O espetáculo não é recomendado para menores de 12 anos, que podem participar acompanhados dos pais.

Série
Este será o 164º concerto da USP Filarmônica pela série Concertos USP, que é uma re­alização do Departamento de Música da Faculdade de Filo­sofia, Ciências e Letras de Ri­beirão Preto da USP (DM-FF­CLRP-USP), em conjunto com os Grupos Coordenadores de Cultura e Extensão Universitária dos Campi da USP de Ribeirão Preto e São Carlos, e em parce­ria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio da Fundação Dom Pedro II.

Postagens relacionadas

California Volks Brothers – Evento chega à oitava edição

Redação 1

Morre aos 86 anos, o diretor e dramaturgo Zé Celso

Redação 10

Fim de Malhação é um gol contra da Globo para suas produções

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com