A Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP recebe neste final de semana, 22 e 23 de fevereiro, atletas da elite nacional de judô para bateria de testes e avaliações de desempenho. São 18 atletas – meninos e meninas com idade variando de 12 a 18 anos – que integram equipe de competições da cidade de Bastos, interior de São Paulo, nas categorias sub 13,15,18 e 21.
Como exemplo das avaliações de desempenho que realizam na EEFERP, o professor Hugo Tourinho Filho diz que esses jovens devem passar por testes “de força e resistência de luta”, além da verificação de composições corporais, psicológicas e nutricionais.
Ainda de acordo com o professor Tourinho Filho, os resultados da atividade servem de parâmetro para futura elaboração de treinos desses atletas e ainda para levantar informações para o projeto “Avaliação do crescimento, desenvolvimento, maturação e dos aspectos antropométricos, funcionais, neuromusculares, nutricionais e psicológicos de judocas durante a formação esportiva a longo prazo”, desenvolvido por pesquisadores da USP.