Com a implantação do laboratório de análises clínicas de urgência nas dependências da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da avenida Treze de Maio, o tempo médio dos resultados de exames como urina, sangue e bioquímica, foram reduzidos de seis horas para 40 minutos em média.
As informações fazem parte de levantamento mensal desenvolvido pela Fundação Santa Lydia que há quatro meses, é responsável pela gestão da unidade de saúde.
De acordo com o superintendente da fundação, Marcelo Carboneri, a redução foi possível graças reestruturação do fluxo assistencial implementados na UPA.
“A criação do laboratório de análises clínicas e a otimização dos processos internos, desburocratizando e facilitando a logística dos exames, além de ficarem prontos mais rápidos, chegam nas mãos dos médicos para diagnóstico com muito mais eficiência. Isso agiliza todo o procedimento médico, acaba sendo mais eficaz. Isso reduz a aglomeração de pacientes na unidade porque o fluxo de atendimento é continuo, gerando eficiência no serviço prestado e satisfação de quem o utiliza ”, explica o superintendente.
Segundo o gerente de unidades avançadas de saúde da Fundação Santa Lydia, Luciano Fiori, antes de a fundação assumir a gestão da UPA, os exames eram encaminhados ao laboratório por rede de mototaxi.
“Com a criação do laboratório dentro da UPA, acabou a demora. A rapidez na realização dos exames de sangue, bioquímica e urina, permitem diagnóstico mais rápido e preciso, que era uma das principais queixas nos pronto-socorros de Ribeirão Preto, sem contar que auxiliam na exclusão de diagnósticos de causas graves quando houver dúvida. Exames rápidos melhoram em muito a qualidade da assistência à população”, esclarece o médico Luciano Fiori.