Adriana Dorazi – especial para o Tribuna Ribeirão
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sertãozinho ficou superlotada na manhã desta segunda-feira, 03. Pacientes publicaram vídeos nas redes sociais para reclamar que havia gente esperando em filas fora da unidade e crianças sentadas no chão. De acordo com os munícipes que não se identificaram seriam poucos médicos para atender todos os casos.
No início da tarde a secretária de Saúde da cidade, Soraia Stella, também divulgou um vídeo informando que a partir desta terça-feira, dia 4, a Unidade Básica de Saúde Alvorada ficará destinada exclusivamente para o atendimento dos casos de influenza, Covid_19 e demais pacientes com sintomas gripais e viroses, das 07 da manhã até às 19h.
Os demais pacientes que precisarem de atendimento na UBS, mas que apresentem outro quadro, serão deslocados pelo sistema “Leva e Traz”. “É uma situação que já estava prevista. No momento são 13 médicos atendendo na UPA, pedimos a colaboração de toda população”, afirmou.
A secretária explicou que é importante o diagnóstico diferenciando o coronavírus e a Influenza H2N3 (a mais comum até o momento). “Na influenza, nas primeiras 48 horas, os sintomas ficam mais graves. Já na Covid_19 é do 5º ao 10º dia que a doença pode ser agravada”, resumiu. Os sintomas mais comuns apresentados são febre alta, tosse, coriza, dor pelo corpo.
O telefone da UPA de Sertãozinho “Pedro Thomé Francisco dos Reis” para informações 24h é 3947-1590.