Na manhã desta quinta-feira, 3 de dezembro, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) anunciou a nova área onde será construída a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Municipal, no Complexo Ribeirão Verde, Zona Leste de Ribeirão Preto.
Durante a campanha, o tucano havia dito que a UPA Municipal seria construída na antiga sede da escola Domingos Angerami, na avenida Antônia Mugnatto Marincek. Porém, no início desta semana, após análise no local, foi constatado que o terreno é particular – ninguém percebeu isso durante o extenso período pré-eleitoral?
Agora, os técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Pública dizem que esse obstáculo poderia atrasar a construção da UPA do Ribeirão Verde por causa de questões burocráticas e financeiras. Segundo eles, o terreno também não atendia as necessidades para instalação da unidade de saúde.
A nova área é institucional da prefeitura, tem 7.107 metros quadrados, é melhor localizada e atende os requisitos necessários para construção da unidade de saúde. “Quem mora na região Leste não vai mais precisar atravessar a Rodovia Anhanguera (SP-330) para buscar pronto atendimento”, diz Duarte Nogueira.
A UPA Municipal será construída em um terreno ao lado da rotatória da Mugnatto Marincek, esquina com a Manoel Games, para atender uma população estimada em 80 mil pessoas. Na campanha, o prefeito disse que a UPA Municipal terá tudo que as outras unidades de pronto atendimento têm, como a UPA Doutor Luis Atílio Losi Viana, na Treze de Maio, no Jardim Paulista; a UPA Nelson Mandela, no Adelino Simioni (UPA Norte); e a UPA Doutor João José Carneiro, a UPA da Cuiabá (UPA Oeste), no Sumarezinho.