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Universitários criam projeto para ajudar MPEs

Uma campanha organizada pela Federação de Empresas Ju­niores do Estado de São Paulo (FEJESP) com colaboração do Núcleo São Carlos de Empresas Juniores irá custear consultorias para as micro e pequenas empre­sas (MPEs) do estado através de doações. A ideia é arrecadar R$ 240 mil por meio de um financia­mento coletivo e organizar diver­sas consultorias gratuitas.

O projeto, denominado Trans­forme SP, pretende ajudar pe­quenos negócios a enfrentar as consequências econômicas do co­ronavírus e investir em educação empreendedora. A preocupação com os empreendedores não é no­vidade. Em 2019 passado 62,11% dos projetos realizados pelo Mo­vimento Empresa Júnior (MEJ) no Brasil impactaram diretamen­te os objetivos de desenvolvimen­to sustentável da ONU números 3 e 8, que dizem respeito, respecti­vamente, primeiro a boa saúde e bem-estar e segundo a emprego digno e crescimento econômico.

Três agentes envolvidos vão trabalhar de maneira conjun­ta. “EJs desenvolvendo projetos. Agentes facilitadores (FEJESP e núcleos) levando o projeto para as MPEs. E investidores para fa­zer os projetos acontecerem sem nenhum gastos para os que mais precisam!”, diz Marcelo Ávila, 20 anos, estudante de engenharia de materiais da UFSCar e presidente do Núcleo São Carlos.

Com funcionários sendo de­mitidos e o consumo cada vez mais reduzido em certos segmen­tos da economia, as chances de empresas quebrarem são maiores. As consultorias podem ajudar com novas estratégias em áreas como marketing, gestão empre­sarial e financeira, contribuindo para um melhor planejamento.

Um exemplo do que as empre­sas juniores podem fazer aconte­ceu ano passado em São Carlos com a Produção Jr, empresa jú­nior de engenharia de produção da UFSCar. A EJ prestou diversos serviços para MPEs, entre eles um restaurante de Ribeirão Preto.

Neste projeto, a Produção Jr auxiliou um novo restaurante que se encontrava em um cenário de queda nas vendas e dificuldade para fidelizar clientes, apesar de ter tido bons resultados de vendas quando recém-aberto.

A EJ aplicou uma pesquisa de mercado e com o resultado con­seguiu desenvolver novas estraté­gias de operação e de marketing, contribuindo para a retomada do crescimento das vendas e para a maior compreensão do perfil de cliente da região. Além disso, fo­ram apresentadas novas práticas para a fidelização de clientes e au­mento do faturamento.

Todos esses processos e pes­quisas realizados e implemen­tados pela Produção Jr foram feitos graças aos conhecimentos adquiridos em sala de aula. O instituto das empresas juniores é justamente colocar em prática o que se aprende na faculdade ain­da durante a graduação, ajudando empreendedores locais As empre­sas juniores são organizações sem fins lucrativos que oferecem servi­ços e consultorias como empresas comuns do mercado, geralmente por preços 35% abaixo do merca­do. Além disso, são completamen­te geridas por alunos da gradua­ção com respaldo de professores da universidade. O MEJ brasileiro tem o objetivo de fazer o Brasil um país mais empreendedor.

A FEJESP espera que o Trans­forme SP ajude MPEs a manterem suas fontes de renda e o MEJ pau­lista no investimento de educação empreendedora em todo estado. Doações podem ser feitas pelo site https://fejesp.org.br/transfor­mesp. O foco da campanha é con­vidar os pós-juniores, pessoas que já fizeram parte do MEJ, e em­presas parcerias do movimen­to. Mas qualquer um pode doar qualquer quantia. As doações acima de R$50,00 recebem car­tas e brindes de acordo com uma tabela que pode ser conferida no site do projeto.

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