Tribuna Ribeirão
Educação

Universidade de São Paulo – Professor de RP assume reitoria

GOVERNO DE SÃO PAULO

O neurocirurgião Carlos Gilberto Carlotti Junior, de 61 anos, tomou posse como reitor da Universidade de São Paulo (USP) no início da noi­te desta quarta-feira, 26 de janeiro, no Palácio dos Ban­deirantes, sede do governo paulista, na capital do Estado.

Ele foi o candidato mais votado nas eleições de no­vembro e acabou sendo es­colhido, em 8 de dezembro, pelo governador João Do­ria (PSDB), para assumir a maior universidade do país. A socióloga Maria Arminda do Nascimento Arruda será a vice-reitora da instituição.

Por causa dos protocolos de prevenção da covid-19, o evento presencial foi restri­to aos membros do conselho, aos dirigentes da USP e a au­toridades. O prefeito de Ribei­rão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), participou da cerimô­nia. A posse foi transmitida pelas redes sociais. O mandato é de quatro anos, até 2025.

Apesar de ter feito par­te da gestão atual, de Vahan Agopyan, como pró-reitor de pós graduação, Carlotti era considerado o candidato da oposição. Ele é professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) e ficou em primeiro lugar na eleição para reitor da Univer­sidade de São Paulo. A vota­ção interna foi realizada em 25 de novembro.

Carlotti Junior e Maria Ar­minda do Nascimento Arruda receberam 1.156 votos contra 795 da chapa “Somos todos USP”, dos professores Anto­nio Carlos Hernandes e Maria Aparecida de Andrade. A elei­ção ocorreu de maneira indi­reta, por meio da Assembleia Universitária, que é formada por cerca de dois mil represen­tantes de conselhos.

A votação formou uma lista com até três nomes para a escolha do governador João Doria. Tradicionalmente, os governadores escolhem o candidato mais votado na lis­ta tríplice. Mas houve duas ocasiões em que o governo escolheu o segundo colocado: em 2009, na gestão José Serra (PSDB); e em 1969, na gestão de Paulo Maluf (então na Are­na) durante a ditadura militar.

Ribeirão Preto já teve uma representante na Reitoria da USP: a professora Suely Vi­lela, candidata derrotada à prefeitura em 2020, quan­do concorreu pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) – migrou para o Partido De­mocrático Brasileiro (PDT) –, foi a primeira mulher a as­sumir o cargo em 71 anos de USP, em 2005, e permaneceu como reitora até 2009.

Carlotti Junior é neuroci­rurgião. É professor titular do departamento de Cirurgia e Anatomia da USP de Ribei­rão Preto. Ocupou o cargo de diretor clínico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Me­dicina de Ribeirão Preto, en­tre 2006 e 2009. Foi diretor da FMRP de 2013 a 2016, presi­dente da Fundação de Pesqui­sas Médicas de Ribeirão Preto (2016-2019) e pró-reitor de pós-graduação da USP (2016- 2018 e 2018-2021).

Postagens relacionadas

Bloqueio do MEC atinge mestrado e doutorado

Redação 1

Covid-19: universidades formam rede para acelerar compra de insumos

Redação 1

Fuvest antecipa lista de aprovados

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com