Nesta quinta-feira, 27 de junho, o União Brasil lançou André Trindade, de 45 anos, como pré-candidato à prefeitura de Ribeirão Preto. o ex-vereador conta com o aval da liderança estadual da legenda. Atualmente, é o presidente do Diretório Municipal e primeiro suplente da legenda na Câmara.
No começo do ano passado, assumiu o mandato parlamentar devido ao afastamento de Gláucia Berenice (Republicanos), que assumiu a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Ela ficou no cargo até abril deste ano. André Trindade iniciou a carreira política como vereador, exercendo mandato entre 2017 e 2020.
Nas últimas eleições não conseguiu se reeleger, ficando com a primeira suplência do partido. Posteriormente, assumiu a Secretaria Municipal de Esportes, onde ficou de 2021 a 2023. Também foi líder de governo Duarte Nogueira (PSDB), articulando pautas governamentais no Legislativo.
Segundo Trindade, o União Brasil está conversando com outros partidos para viabilizar o apoio sua pré-candidatura. “Temos certeza que vamos construir uma frente de centro direita para vencer as eleições para prefeito. Também montamos uma chapa competitiva para a Câmara”, afirmou.
André Trindade também é empresário do ramo de alimentação e bebidas em Ribeirão Preto, com formação técnica em processamento de dados, e foi presidente de uma das principais torcidas organizadas do Botafogo Futebol Clube.
“Prefeituráveis” – Ribeirão Preto tem agora dez pré-candidatos a prefeito para as próximas eleições municipais, que têm primeiro turno marcado para 6 de outubro – o segundo, caso haja necessidade, será no dia 27 do mesmo mês. É o maior número de concorrentes da história.
Está acima do recorde de nove postulantes do pleito de 2016. O atual vice-prefeito Daniel Gobbi (41 anos, Progressistas – PP) desistiu da disputa para apoiar o deputado Ricardo Silva (38 anos, Partido Social Democrata – PSD). O educador e sindicalista Mauro Inácio, de 55 anos (Partido Socialismo e Liberdade – PSOL) também saiu.
Vai apoiar o advogado Jorge Roque (46 anos, Partido dos Trabalhadores – PT). Ainda estão na disputa o também advogado e ex-secretário municipal da Justiça e Casa Civil, Alessandro Hirata (45 anos, Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB), o vereador Igor Oliveira (40 anos, MDB) e André Trindade (União Brasil).
Os demais são a ex-reitora da Universidade de São Paulo (USP), Suely Vilela (70 anos, Partido Socialista Brasileiro – PSB), o engenheiro químico e empresário Marco Aurélio Martins (53 anos, Novo), o vereador Isaac Antunes (40 anos, PL), o coronel da reserva da Polícia Militar Luís Henrique Usai (60 anos, Podemos) e o juiz aposentado Ismar Cabral Menezes (55 anos, Agir).
A Justiça Eleitoral determina que o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos vai de 20 de julho a 5 de agosto. O pedido de registro definitivo da candidatura deve ser feito até 15 de agosto. Por isso, o atual cenário ainda pode sofrer alterações conforme a movimentação política na cidade até estas datas.
O educador e sindicalista Mauro Inácio, de 55 anos, do PSOL, desistiu de sua pré-candidatura a prefeito de Ribeirão Preto nas eleições deste ano. Ele vai tentar uma cadeira na Câmara de Vereadores. Segundo o partido, a desistência foi motivada pela formação da frente de esquerda oficializada ontem.
Candidatos a prefeito de RP
– Jorge Roque (PT)
– Alessandro Hirata (PSDB)
– Ricardo Silva (PSDD)
– Igor Oliveira (MDB)
– André Trindade (União Brasil)
– Suely Vilela (PSB)
– Marco Aurélio Martins (Novo)
– Isaac Antunes (PL)
– Luís Henrique Usai (Podemos)