A Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) recebe, nesta quinta-feira, 13 de abril, a ex-ginasta Laís Souza para a palestra “O poder da transformação”. Promovido em parceria com a Red Bull, o evento, gratuito, integra a iniciativa Wings for Life World Run que busca arrecadar fundos para pesquisas para a cura de lesões na medula espinhal.
Natural de Ribeirão Preto, Laís Souza representou o Brasil em diversas competições, como os Jogos Olímpicos de Atenas-2004 e Pequim-2008. Em 2014, a ex-ginasta ficou tetraplégica após sofrer um acidente quando se preparava para competir nos Jogos Olímpicos de Inverno, que foram disputados na cidade de Sochi, na Rússia.
Após o ocorrido, a atleta foi pioneira no tratamento com injeções de células-tronco, ainda em 2014, com aprovação do órgão norte-americano que regula medicações (FDA). Durante o evento, Laís falará sobre a trajetória de superação e transformações que viveu após o acidente.
Também vai discorrer sobre a iniciativa Wings for Life World Run, uma corrida beneficente que acontece em todo o mundo, no dia 7 de maio. Após a palestra com a atleta, será realizado o treinão Wings for Life, em preparação para a corrida global.
Red Bull Wings for Life World Run
Com o slogan “Estamos correndo por aqueles que não podem”, a Wings for Life World Run é uma corrida realizada anualmente, desde 2014, no mês de maio e já reuniu mais de um milhão de corredores de quase 200 países em prol das pesquisas para a cura de lesões na medula espinhal.
A corrida é feita por aplicativo, por meio de geolocalização do aparelho de celular dos corredores cadastrados. Os participantes correm simultaneamente, de qualquer lugar do mundo, sendo necessário apenas que tenham o GPS ativo no celular. Não há uma distância definida. Em vez disso, uma linha de chegada móvel chamada Catcher Car persegue os participantes em uma velocidade progressiva.
A corrida termina após o participante ser alcançado. A inscrição pode ser feita no site oficial Wings for Life, até o dia 4 de maio. Podem se inscrever corredores profissionais e amadores. A taxa é de R$ 49 e o valor arrecadado será 100% revertido para o instituto.