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Uma ode à cultura cervejeira no Rio de Janeiro

O Píer Mauá, um dos mais belos cartões postais da capital fluminense, é palco de hoje (11) até domingo (15) da quinta edição do Mondial de la Bière, o Festival Internacional de Cervejas. Os armazéns 2, 3 e 4 do espaço, situado no Boulevard Olímpico, abrigam cerca de 150 expositores e contarão com a apresentação de rótulos e a oferta de variadas opções de gastronomia em estandes e food trucks.

Espalhado por uma área de 17 mil metros quadrados, o evento reúne cervejarias de diversos estados do país e do mundo, proporcionando um desfile de exemplares consagrados e lançamentos artesanais, bem como a disponibilidade de acessórios ligados à cultura da bebida. Entre eles, copos, camisetas, e growlers – recipientes usados para armazenar e manter a cerveja gelada.

O festival também tem na agenda talk shows com profissionais do setor. Há espaço, ainda, para o MBeer Contest Brazil, uma competição das melhores cervejas expostas, avaliadas por jurados nacionais, internacionais e o público. A programação envolve ainda shows de samba, rock e jazz em dois palcos na área externa dos armazéns – tudo com vista privilegiada da Baía de Guanabara.

SOBRE O EVENTO – O Mondial de la Bière, criado há 23 anos no Canadá, promove a confraternização entre grandes e pequenos produtores de cerveja e o consumidor. O objetivo é fortalecer a cadeia produtiva do setor, gerando negócios e servindo de vitrine ao lançamento de rótulos e a difusão da cultura cervejeira.

Segundo a organização do festival, o evento impulsiona a produção da bebida no Estado do Rio de Janeiro. Em relação à primeira edição, em 2013, o aumento da presença de fabricantes locais registra uma alta de 512%.

RIO EM FOCO – A promoção de eventos e a atração de visitantes ao estado são alguns dos objetivos do calendário “Rio de Janeiro a Janeiro”, lançado recentemente pelo governo federal. A iniciativa busca estruturar e fortalecer a agenda turística, esportiva e cultural da região, favorecendo a geração de emprego e renda.

O programa, que conta com a participação do Ministério do Turismo, integra um esforço no sentido de revitalizar o Rio. Os projetos foram escolhidos após um estudo da Fundação Getulio Vargas, que considerou critérios como criação de postos de trabalho, atração de investimentos e inclusão social.

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