Tribuna Ribeirão
Artigos

Uma grande presidente 

Rui Flávio Chúfalo Guião *
[email protected]

No próximo dia 31 de dezembro, a advogada, historiadora  e escritora Fernanda Castello Moço Ripamonte encerra seu mandato de Presidente da Academia Ribeirãopretana de Letras.

Foi uma grande Presidente, cuja gestão ficará marcada na história da Academia.

Várias foram suas realizações em prol da cultura de nossa cidade, mas duas delas merecem destaque: a união das entidades culturais ribeirãopretanas  para eventos em comum e a divulgação do nome da Academia na comunidade local.

Há anos, as várias associações que promovem a cultura na nossa cidade ansiavam por unir forças, em atividades comuns. Por iniciativa de Fernanda e sem abandonar os planos próprios, essas entidades se aproximaram e  fizeram vários programas culturais.

A ALARP – Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto, a Casa do Poeta, A União dos Escritores Independentes, o Grupo de Médicos  Escritores e Amigos, o Instituto do Livro, a Academia Ribeirãopretana de Educação, o Espaço Cultural Miguel Ângelo, os Amigos da Fotografia, a Ordem dos Jornalistas, a Casa do Poeta e do Escritor, a União Brasileira de Trovadores, todos participaram ativamente para levar cultura aos seus associados e à comunidade em geral.

E, com isso, aproximaram os associados de cada entidade e expuseram o objetivo de cada uma para os participantes dos eventos, criando um clima amigável que se refletiu em toda comunidade.

A Presidente Fernanda Castello Moço Ripamonte participou de todas as atividades de cultura, levando a presença e a palavra da Academia Ribeirãopretana de Letras. Expandiu, assim, o conhecimento de todos sobre os objetivos e finalidade daquela Casa, bem como divulgou a entidade nos meios culturais e na sociedade em geral, com várias citações na imprensa. Deu  entrevistas à televisão,  podcasts e divulgou a sua mensagem. Especial participação teve na Feira Internacional do Livro, capitaneando o prêmio Zoraide de Freitas que contempla escritores locais, nacionais e internacionais, além de participar dos vários trabalhos daquele evento.

Extremamente detalhista e preocupada em dar o melhor de si, organizou várias reuniões dos associados,  sempre acompanhadas de seus quitutes, onde os rumos da entidade eram debatidos e direcionados. Realizou uma série de palestras com personalidades da cultura, trazendo aos associados e convidados a palavra de pessoas de renome no meio cultural do país.

Sua Diretoria foi composta de intelectuais voltados para a defesa da língua portuguesa e difusão de nossa literatura, cujo maior veículo de divulgação foi seu Jornal da ARL, trimestral e online,  divulgando a produção literária dos membros daquela Casa.

Manteve ainda contatos com  a Academia Brasileira de Letras e a Academia Paulista de Letras, além das congêneres de nosso estado, ampliando o alcance das mensagens da Academia e levando os trabalhos de seus associados para outros lugares.

Ao fechar seu mandato, Fernanda Castello Moço Ripamonte deixa um enorme legado de obras positivas, participação intensa, divulgação única e se inscreve definitivamente como uma das mais produtivas e operosas presidentes que a Academia Ribeirãopretana de Letras já teve.

Seus colegas de Diretoria se orgulham de ter trabalhado com ela, e mantém a  certeza de que continuará a ser farol da cultura local.

* Advogado e empresário, é presidente do Conselho da Santa Emília Automóveis e Motos e Secretário-Geral da Academia Ribeirãopretana de Letras 

 

Postagens relacionadas

Desvio de finalidade

Redação 1

Continua a busca incansável pelo Jesus histórico 

Redação 2

Artesp intensifica fiscalização e aumenta segurança

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com