Tribuna Ribeirão – No cotidiano da população, quando se fala em Escola do Parlamento da Câmara, nem todos sabem do que se trata.
Edgar Prandini – A Escola do Parlamento é um órgão integrante da estrutura da Câmara Municipal que tem a finalidade principal de realizar a capacitação, formação e o aperfeiçoamento dos servidores públicos do Poder Legislativo e que também atende aos servidores do Executivo e das outras esferas, contemplando o município de Ribeirão Preto e toda a macrorregião. Também realiza cursos para os cidadãos buscando a eficiência do setor público através da qualificação dos servidores.
Que tipo de cursos ela oferece?
Edgar Prandini – A Escola do Parlamento realiza cursos de capacitação de variadas competências com o enfoque no setor público, tratando de temas como, por exemplo, o processo legislativo, gestão pública, desenvolvimento de métodos de cidades inteligentes e vários outros assuntos de interesse da formação do agente público. Todas as atividades são oferecidas gratuitamente e abertas a toda população, tendo como principal público os servidores efetivos e comissionados, conselheiros municipais, universitários, representantes de organizações sociais e lideranças comunitárias, bem como todos os munícipes.
Quantos cursos a escola já realizou desde sua criação?
Edgar Prandini – Ela foi inaugurada em junho de 2014 e já realizou dezenas de atividades de capacitação, dentre as quais podemos destacar o curso Saberes Legislativos que tratou de temas de grande relevância para o setor público, como ética, competência legislativa e fiscalização e controle dos recursos públicos. A Escola do Parlamento também inaugurou uma biblioteca temática para utilização dos servidores da Câmara e atende os universitários no programa estágio-visita.
Quantas pessoas já passaram pela Escola do Parlamento?
Edgar Prandini – Já participaram das capacitações da Escola do Parlamento cerca de três mil e quinhentas pessoas de Ribeirão Preto e de toda a região, principalmente agentes e servidores públicos e universitários. Além disso, as atividades da escola do Parlamento, quase que em sua totalidade, são transmitidas ao vivo pela TV Câmara Ribeirão e seus canais nas redes sociais, alcançando um número muito grande de pessoas.
Em que áreas são oferecidos mais cursos?
Edgar Prandini – Predominantemente as relacionadas ao setor público e ao Legislativo. Podemos citar temas que foram abordados como princípios da administração pública, planejamento estratégico das organizações públicas, técnicas de redação legislativa, atendimento ao público, dentre outros.
Eles são feitos em parcerias?
Edgar Prandini – As capacitações são feitas em parcerias com várias instituições, dentre as quais a Faculdade de Economia e Economia da USP, a Controladoria Geral da União – CGU, o Instituto Legislativo Brasileiro/ Interlegis do Senado Federal, a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e a Universidade do Banco do Brasil para o Setor Público. No âmbito local temos como parceiros o Sindicato dos Servidores Municipais e as universidades. Além disso, contribuem no corpo docente da Escola servidores da própria Câmara Municipal.
Os cursos podem ser sugeridos pela população?
Edgar Prandini – Sim, a população pode participar da escolha dos temas a serem tratados na escola utilizando o espaço “fale conosco” no link da Escola no site da Câmara Municipal de Ribeirão Preto.
Em média quanto tempo tem cada curso?
Edgar Prandini – Os cursos e demais atividades de capacitação em sua maioria são presenciais e realizados na Câmara Municipal, com média de duração de duas horas-aula. Também disponibilizamos diversos vídeos aulas no site da Câmara para o acesso de todos. Somos uma equipe de gestão da qual faço parte como diretor presidente, juntamente com o coordenador acadêmico Eli Zacarias, o vereador Luciano Mega, coordenador de governança, e a secretária Andreia Carvalho. No início de cada ano realizamos um planejamento acadêmico que orienta o desenvolvimento dos trabalhos.