Tribuna Ribeirão
Artigos

Uma crise para gerir com determinação e rumo

Como interpretar a realidade atual?

Como construir soluções rápidas e capazes de preservar e efetivar direitos?

Como enfrentar tantas novas demandas emergentes?

Os valores que fundamentam a concepção da política social não têm a pretensão de uma missão milagrosa, mas são os que nos fazem vislumbrar conceitos e alternativas de ações coletivas adotando uma modalidade resolutiva para as questões sociais, que nos impulsionam na direção de respos­tas sólidas às novas especificidades do tema.

As atuais transformações de um mundo globalizado e infectado com esse novo vírus, exige a superação de olhares ultrapassados, já que garantia à vida é o interesse primor­dial rumo a todos os segmentos da coletividade. Com essa filosofia o significado do trabalho da Secretaria de Desen­volvimento Social na esfera estadual, tem o objetivo de garantir não apenas os direitos de cada cidadão, mas fazer a diferença especialmente para grupos em situação de vulne­rabilidade e risco social.

A contribuição social do Estado é primeiramente trans­formar o fundo público em recursos financeiros aplicáveis na redistribuição em políticas sociais, permitindo dinamizar a atuação em campo criando contato e acesso a bens e servi­ços vitais, em execução direta e primordial de atendimento, com eficiente coordenação e transparência. Deve ainda a Secretaria encarregar-se de capacitar gestores e monitorar a execução dos planos nos municípios para que novas ações sejam colocadas em prática em curto prazo, garantindo execução de ponta.

Com essa filosofia e dentro desse contexto foram iniciados os processos de um trabalho de aproximação e contato direto com moradias, barracos e também aglomerados habitacionais subnormais, cravando o programa Alimento Solidário dire­tamente no âmago de um milhão de famílias entre as mais fragilizadas da população. Esse programa tem base em análise técnica e estatística dos cadastros de pessoas em situação de vulnerabilidade, direcionando as entregas do programa compatibilizadas com as características de extrema pobreza dos beneficiários.

Levando em conta os índices de incidência e visando minorar os efeitos e propagação do coronavírus através, também, da alimentação, a Secretaria elaborou a cesta de alimentos que se diferencia da tradicional, já que a mesma vem suprida com alimentos de alto teor proteico, conforme orientação e laudo técnico da nutricionista chefe do Hospi­tal Israelita Albert Einstein, a ser entregue nos equipamen­tos de apoio da assistência social do Estado, evitando filas e aglomerados.

Desenvolver o Bem-Estar Social é uma estrada de mão dupla, ou seja, a ação em prol de pessoas que necessitam de algum tipo de benefício, provoca um incomensurável retorno de apoio pautado na cidadania. A adesão de particulares e empresários que estão participando com entusiasmo em reu­niões virtuais com o governador João Doria tem conseguido prover a famílias fragilizadas, a força e resistência necessárias para que se mantenham em isolamento, com saúde, defesas em alta, perspectivas favoráveis e justiça social.

Postagens relacionadas

A virose governamental

Redação 1

O diálogo como melhor conselheiro

Redação 1

Neuropsicometria Cognitiva (16): Covid-19 e os Fatores de Personalidade

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com