Tribuna Ribeirão
Artigos

Uma competição histórica

A partir de amanhã, sexta-feira, 1º de setembro, Ribeirão Pre­to será a “capital nacional do esporte” por sediar o maior evento olímpico brasileiro; os Jogos da Juventude. Uma competição histórica para a cidade que pela primeira vez sedia um evento desta magnitude, que é uma porta de entrada para os futuros campeões olímpicos brasileiros e, por isso, considerado o evento multiesportivo mais importante do Brasil. São milhares de atletas que permanecerão na cidade até o próximo dia 16, participando de jogos. Os Jogos da Juventude vão alterar positivamente a vida de toda a cidade, desde o aquecimento da economia até o incen­tivo aos esportes para os jovens ribeirão-pretanos.

Precisamos de um mundo mais acolhedor, mais cooperativo, mais pacificado, mais tolerante, com mais diversidade. E o espor­te contribui muito para tudo isso, pois fala uma língua univer­sal, que coloca de lado todas as diferenças e estimula o melhor de cada um, sem deixar ninguém para trás. Isso traduz tudo o queremos para Ribeirão. Por este motivo, e por buscar a inclusão de Ribeirão Preto na rota de eventos de grande importância, que desde 2021 estamos em tratativas com o Comitê Olímpico Brasileiro para a realização dos jogos.

E nos últimos dois anos trabalhamos incansavelmente para preparar a cidade e deixá-la preparada para receber os cerca de 4.500 atletas, vindos dos 27 estados da federação e que partici­parão das competições de 18 modalidades esportivas. Criamos a infraestrutura adequada para que todos possam competir e con­viver bem nestes 16 dias de disputa, porque, além da competição, o esporte leva ao congraçamento das pessoas onde quer que aconteça. Para o evento, montamos um Centro de Convivências dos Jogos da Juventude, no Centro de Eventos Taiwan.

Estamos prontos para receber a todos com espaços adequa­dos e muita hospitalidade, que é uma característica de nossos habitantes. Estamos felizes por receber os competidores que modificarão a vida de nossa cidade por 16 dias. E há um envol­vimento grande com a realização dos Jogos. Tanto que mais de 900 pessoas se inscreveram como voluntárias para trabalhar no evento, em um processo de seleção aberto com essa finalidade pela prefeitura.

As competições acontecerão em 17 instalações esportivas da cidade. Neste ano, as novidades serão as entradas de águas aber­tas, esgrima, tiro com arco e triatlo no programa esportivo, que se juntarão a outras 14 modalidades já disputadas. O atletismo também terá pela primeira vez provas de marcha atlética. Além das disputas esportivas, os Jogos da Juventude trazem uma série de ações educativas e culturais.

O Programa Transforma, de promoção dos Valores Olím­picos do COB, envolverá um total de 900 crianças de escolas públicas da região para vivenciarem a competição. Do ponto de vista econômico, o evento (que pela primeira vez acontece em uma cidade do estado de São Paulo) movimentará diretamente 22 hotéis que receberão os atletas competidores e as delegações que os acompanham. Indiretamente a movimentação econômica acontece em bares e restaurantes, outros hotéis, serviços de lazer, entretenimento e transportes.

A previsão é que o evento movimente mais de R$ 9 milhões somente com a compra de cerca de 60 mil refeições, 30 mil diá­rias em 22 hotéis, duas mil diárias de veículos e mais de 80 mil litros de combustível. Tudo isso tem grande importância para a cidade. Mas a relevância maior será dada ao acolhimento a estes jovens que passarão mais de duas semanas na cidade. Vamos provar, mais uma vez, a nossa capacidade de receber bem em uma cidade global e substancialmente acolhedora.

Postagens relacionadas

A reforma de Duarte Nogueira

Redação 1

Pária Ambiental ou Potência Ecológica? 

Redação 2

Discussões estéreis não curam

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com