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Um terço dos brasileiros já faz compras via WhatsApp

JF PIMENTA

Os consumidores brasi­leiros estão utilizando mais o aplicativo de mensagem WhatsApp para a compra de produtos durante a pandemia da covid-19. A constatação faz parte de um levantamento feito pela Dunnhumby, líder global em ciência de dados do consumidor. O grupo interna­cional capacita empresas para utilizar estas informações e tecnologias com o objetivo de aumentar a receita e os lucros.

O estudo ouviu mais de 1.100 brasileiros e constatou que o percentual de usuários que realizaram transações pelo aplicativo cresceu em 31% des­de o início da pandemia do coronavírus. O aplicativo de mensagens serviu principal­mente para comprar itens fres­cos, como carnes (18%), frutas, legumes e verduras (23%).

O levantamento mostrou também que os brasileiros mu­daram seu comportamento de compra na quarentena. Um exemplo disso é a redução do consumo de guloseimas (16%) e de refrigerantes (18%).

A pesquisa apontou ainda, que uma tendência está ga­nhando força: a do compor­tamento “econômico extra­vagante”. Com a restrição nos bares e restaurantes, os consu­midores estão gastando mais com cervejas e chocolates na hora de abastecer a casa.

O estudo da Dunnhumby destacou também que a con­solidação do e-commerce ain­da não está garantida, embora a maioria dos brasileiros man­terá as compras online após a quarentena. Pouco mais de 33% não vão continuar com o hábito de comprar pelos canais digitais e 30% só comprarão por conta do preço.

Segundo a Dunnhumby, é importante continuar inves­tindo em boas experiências nas lojas físicas. Os consumi­dores estão buscando cada vez mais uma experiência de com­pra personalizada.

“É uma saída cada vez mais utilizada pelo peque­no comércio e pelas lojas de shopping que têm vendedo­res fotografando ou filmando os produtos”, comenta Flá­via Villani diretora da Dun­nhumby no Brasil.

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