Quem não se impressiona com a beleza estonteante das praias banhadas pelas águas do mar do Caribe? Junto à imensidão colorida por azul turquesa, uma areia fina de cor clara e a vegetação circundante montam paisagens que deixam qualquer um sonhando com uma temporada de descanso e sofisticação em meio a tantas belezas. No Brasil, um destino específico chama a atenção pelas mesmas características que dão fama aos destinos caribenhos – e a Visual Turismo, operadora reconhecida por oferecer viagens de excelência pelos quatro cantos do mundo, tem um roteiro especial para o destino.
Arraial do Cabo, situada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, exibe como pano de fundo um mar de águas límpidas e transparentes que oscilam entre as cores verde e azul, dependendo da incidência dos raios de sol. O cenário digno de uma belíssima pintura é completo pelos barquinhos que navegam ao fundo dão uma nova vida ao horizonte e pela areia branquinha que contrasta com pelas flores e plantas que margeiam toda a orla. A vida marinha também é um espetáculo à parte em Arraial, que já ficou conhecida como a “Capital do Mergulho”.
A fama de “Caribe Brasileiro” está estampada na placa oficial de boas-vindas da cidade de Arraial do Cabo. Ela prepara o coração dos turistas para o inevitável susto ao avistar a primeira praia à beira da estrada. Com acesso fácil, preços baixos, dias ensolarados e praias deslumbrantes, é um dos melhores destinos do Brasil para quem deseja curtir um descanso com pé na areia.
O mar de Arraial é especial por uma razão muito particular. Na região, acontece o fenômeno da ressurgência, que traz para a superfície águas profundas ricas em vida marinha. A fartura de alimento transforma a cidade em um dos melhores pontos de mergulho do país, com águas claras e muita vida. É perfeito para o mergulho de batismo, para profissionais ou mesmo para quem quer se divertir com o snorkeling.
Com jeito de interior e menos de 30 mil habitantes, Arraial do Cabo oferece aos visitantes um clima propício para férias. Emancipada em 1985 e oficialmente jovem, a cidade, antes, era parte de Cabo Frio. A história da região, entretanto, data do início do século XVI, quando o explorador Américo Vespúcio aportou naquele mar com a segunda expedição europeia a percorrer o litoral brasileiro.
Pouco resta daquele período. Um pequeno obelisco marca o ponto da chegada dos conquistadores, onde viviam principalmente índios tamoios antigamente. No centro histórico, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios ostenta o ano de 1503 na fachada, data da chegada de Américo Vespúcio. O local, originalmente uma igreja de pau a pique, marca o ponto onde teria ocorrido a primeira missa coberta do Brasil, no ano de 1506. Na mesma região, está a Casa de Piedra, dita como uma das primeiras construídas no país.
Descubra o Parque Estadual da Costa do Sol, a região tem natureza preservada e, em muitos pontos, quase intocada. Não deixe de fazer o passeio de barco até a Praia do Farol e de curtir um dos mais belos espetáculos locais, o pôr do sol do Pontal do Atalaia. Acredite, depois de dias de sol em Arraial, vai ser difícil querer ir embora.