O Bazar Sustentável está de volta, e a cada ano cresce o número de expositores nesse segmento. Para a 11ª edição, que acontece neste sábado (2), das 10 às 19 horas, no Hotel Araucária, em Ribeirão Preto, mais de 30 artistas e artesãos vão participar com produtos feitos a partir de reaproveitamento de materiais que seriam descartados.
O objetivo do bazar é incentivar a produção e o consumo de peças com o conceito sustentável. Vários tipos de embalagens que iam para o lixo se transformam em peças de decoração. Essa ação, além de gerar renda, diminui a quantidade de resíduos sólidos no solo e o desperdício de matéria-prima. Jornais e revistas se transformam em criativos objetos, como guirlandas e presépios. Restos de madeira viram árvores de natal, bandejas e outros enfeites para a casa.
Sobras de couro são usadas em charmosas botinhas. Caixas de charutos servem para fazer autênticas guitarras customizadas. O bazar exibe também bijuterias recicladas, como colares e brincos, e outras curiosidades, como cosméticos artesanais, feitos com ingredientes vegetais.