Tribuna Ribeirão
Cultura

Um bate-papo sobre literatura e HQs

O projeto “40tena Cultural” da Fundação do Livro e Leitu­ra de Ribeirão Preto promove nesta terça-feira, 4 de maio, às 20 horas, o bate-papo “Litera­tura e HQs”, com os ilustrado­res Fido Nesti e Rodrigo Rosa e mediação de Ariovaldo Alves, bibliotecário do Sesc da cida­de. A transmissão (ao vivo) acontecerá pelo Instagram, Youtube e plataforma digital (https://www.fundacaodoli­vroeleiturarp.com/).

Filho de publicitário, Fido Nesti sempre ganhou mate­riais para desenhar durante a infância e tornou-se fã, des­de pequeno, de histórias em quadrinhos como “As Aven­turas de Tintim”, “Asterix e Obelix” e outras. Ele trabalha com ilustração e quadrinhos há mais de 30 anos.

Seus desenhos podem ser vistos no jornal Folha de S. Paulo e na revista New Yorker, assim como em capas e livros de várias editoras, incluindo a Companhia das Letras. Ilus­trou “Os Lusíadas em Quadri­nhos” (Peirópolis, 2006), “A Máquina de Goldberg” (Qua­drinhos na Cia., 2012) e “1984” (Quadrinhos na Cia., 2020).

O outro debatedor do en­contro, Rodrigo Rosa, é cartu­nista, ilustrador, quadrinista e jornalista formado pela Ponti­fícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Também começou cedo na profissão, a partir dos 14 anos, com tiras no jornal “Oi! Menino Deus I”. Ex-integrante da Editoria de Arte do jornal Zero Hora, é também ilustrador de livros infantis, cartunista e chargista colaborador de jornais e revis­tas nacionais.

É conselheiro da Socie­dade Ilustradores do Brasil (SIB) desde 2004; quadrinis­ta, autor das adaptações “Os Sertões, a Luta” (de Eucli­des da Cunha, com roteiro de Carlos Ferreira); “Dom Casmurro” (de Machado de Assis, com roteiro de Ivan Jaf); “O Cortiço” (de Aluísio Azevedo, com roteiro de Ivan Jaf), “Grande Sertão: Vere­das” (roteiro de Guazzelli, entre outros e de Kardec (ro­teiro de Carlos Ferreira).

Possui mais de 20 prêmios em salões de humor no Brasil e no exterior. Desde 2016, ao lado de sua esposa, a editora Ivette Giraldo, fundou a Fi­gura Editora. Esse trabalho vem se destacando na publi­cação de quadrinhos e livros ilustrados no Brasil.

Postagens relacionadas

Apostas para o Oscar 2020, Adoráveis Mulheres entra em cartaz

Redação 1

Musical é a atração infantil deste sábado

Redação 1

Apesar das dificuldades, 2021 na televisão foi um ano bem intenso

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com