Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Um ano ‘festivo’ na Câmara

O ano passado, o primeiro de uma legislatura que conta vários vereadores “novatos” – 18 dos 27 parlamentares (66,6%) estão no primeiro mandato, além de Marinho Sampaio (PMDB) que ficou oito anos longe por ser vi­ce-prefeito e Alessandro Maraca (PMDB), que já ocupou cadeira no Legislativo por ser suplente –, foi de muito trabalho, mas tam­bém de muitas festividades na Câmara de Ribeirão Preto.

Foi um ano repleto de sessões solenes – aquelas em que não se discute nem se vota projeto algum, realizadas para homenagear pes­soas ou instituições que prestaram serviços de relevância à cidade. Em 2017, a Câmara teve 93 ses­sões ordinárias e outras 52 solenes ou cerimoniais. Como o ano tem 52 semanas, a média foi de uma festividade a cada sete dias – isso sem contar o recesso parlamentar de janeiro, mais 15 dias em julho e o final de dezembro.

Apenas a primeira sessão so­lene, em 19 de janeiro, não foi re­alizada em plenário. O palco foi o gabinete da presidência, ocupa­da por Rodrigo Simões (PDT), que entregou o título de cidadão emérito a Fernando Francisco Ro­cha, propositura do ex-vereador José Carlos de Oliveira, o “Bebé” (PSD), que não foi reeleito e nem concluiu o mandato – é um dos nove ex-vereadores afastados em 1º de setembro de 2016, quan­do foi deflagrada a Operação Sevandija. Ele nega a prática de qualquer ato ilícito.

Em fevereiro foram realiza­das duas sessões solenes de en­trega de titulo de cidadão ribeirão­-pretano – no dia 9 para César Augusto Marques, graças à inicia­tiva de Jean Corauci (PDT), e no dia 21, para Ithamar Vugman, proposta de Jorge Parada (PT). Em março, a Câmara promo­veu mais quatro solenidades.

Em 6 março houve comemo­ração ao Dia do Policial Rodovi­ário (Rodrigo Simões). Já no dia 14 ocorreu a entrega do título de cidadão ribeirão-pretano para o médico José Victor Nonino (Jean Corauci). A do dia 16 foi em ho­menagem ao Dia Internacional da Mulher, iniciativa de Gláucia Berenice (PSDB), No dia 22 os ve­readores comemoram o Dia dos DeMolays (Alessandro Maraca).

Em abril, ocorreu uma única sessão solene, proposta pelo verea­dor Orlando Pesoti (PDT), em co­memoração ao Dia Municipal dos Jornalistas. Já maio foi o mês mais festivo, com oito cerimônias diver­sas –em comemoração ao Dia das Mães (Jean Corauci), Dia do Po­licial do Município (Igor Oliveira, PMDB), entrega de título de con­tabilista do ano a Rosimeire Mar­ques (Rodrigo Simões), entrega do Prêmio “Doutor Luis da Rocha Cerqueira” (Gláucia Berenice), en­trega de título de cidadão emérito a Antônio Augusto Salles Paschoal (Rodrigo Simões), comemoração ao cinquentenário da Loja Ma­çônica Abolição e Independência (Renato Zucoloto, PP), e sessão do Parlamento Juvenil (Jorge Parada).

No mês de junho foram seis festividades – comemoração do Dia da Indústria e homenagem a Renato Fechino, diretor-presi­dente da Santa Helena Indústria de Alimentos (Fabiano Guima­rães, DEM), entrega do titulo de cidadã ribeirão-pretana a Maria Célia Cervi (Maurício Gasparini, PSDB), entrega de titulo de cida­dão ribeirão-pretano a Túlio Santi­ni Junior (Marcos Papa, Rede Sus­tentabilidade), comemoração aos 60 anos de fundação da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Mi­litar (Bertinho Scandiuzzi, PSDB), entrega de titulo de empresa cida­dã amiga de Ribeirão Preto a Ri­berball (Rodrigo Simões) e sessão do Parlamento Juvenil (Parada).

Em julho, apesar do recesso parlamentar de meio do ano, os vereadores se reuniram em cinco oportunidades – comemoração ao Dia do Atleta (Marco Antô­nio Di Bonifácio, o “Boni”, Rede, e Maurício da Vila Abranches, PTB), entregas de títulos de cida­dão ribeirão-pretano(a) a Maria Lucia de Mello e Castelo Bran­co (Luciano Mega, PDT), Má­rio Perrota (Maraca) deputado federal Fausto Pinato (Otoniel Lima, PRB) e sessão comemora­tiva aos 60 anos do movimento eclesial da renovação carismática (Joâo Batista, PP).

Em agosto, os vereadores vol­taram a se reunir em cinco sole­nidades: comemoração ao Dia do Advogado (Simões), entrega de título de cidadão ribeirão-pretano a André Bezerra Ribeiro Soares (Elizeu Rocha, PP) e a Carlos Alberto Cordeiro de Sá Filho (Papa), entrega de diploma de honra ao mérito a pessoas que se destacaram na área da seguran­ça pública (Maurício Gasparini) e sessão solene em homenagem aos profissionais da Equoterapia da Polícia Militar (Mega).

Em setembro foram apenas duas sessões solenes – de entre­ga de titulo de cidadão ribeirão­-pretano a Brasil do Pinhal Pereira Salomão (Parada) e em home­nagem ao Canil e à Cavalaria da PM (Pesoti). Em outubro, mais sete festividades – titulo de cida­dão ribeirão-pretano ou emérito a Emília Maria Paulina Campos Chayamiti (Mega), Marcelo Fran­cisco Rosa (ex-vereador Doutor Adão, PMDB), Marco Antônio Zago (Isaac Antunes, PR) e Wa­shington Luís Ribeiro Salomão (Elizeu Rocha), inauguração do monumento e da placa em home­nagem ao 3º Batalhão de Caçado­res Paulistas e sessão solene de ou­torga à PM do título de entidade amiga de Ribeirão Preto (Simões) e sessão solene em homenagem à delegação de Ribeirão Preto nos Jogos Regionais do Idoso (Maurí­cio Gasparini).

Em novembro, mais sete ses­sões solenes – Dia do Professor (Coraucci), entrega de título de cidadão ribeirão-pretano a Diva Gonçalves dos Santos (Gaspari­ni), Olegário Domingos Parente de Oliveira (Ariovaldo de Souza, o “Dadinho”, PTB), Celso Luis Lopes (Doutor Adão), Guido De­sinde Filho (Igor Oliveira) e Paulo Henrique Martins (Zucoloto), en­trega de diplomas comemorativos a “atletas que se destacaram em diversas modalidades esportivas” (“Dadinho”) e comemoração dos 70 anos da Academia Ribeirão­-pretana de Letras (Papa).

Finalmente, em dezembro, as últimas cinco festividades do ano – entrega de título de cida­dão ribeirão-pretano a Reginaldo Henrique Nascimento (Corauc­ci), a Márcio Cesar de Medeiros Cotrin Chaves (“Dadinho”) e ao desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti (realizada no Fórum Estadual e Justiça, do ve­reador “Boni”), homenagem aos alunos do Projeto Aprendiz/Casa do Contabilista (Simões) e sessão solene em homenagem aos cape­lães da PM (Pesoti).

Em 2017, o vereador mais “festeiro” foi o então presidente Rodrigo Simões, que teve a inicia­tiva de propor sete homenagens. Em seguida aparecem Jean Co­rauci (cinco), Maurício Gasparini (quatro) e Jorge Parada (quatro). Os únicos entre os 27 parlamenta­res a não propor homenagens fo­ram Marinho Sampaio (PMDB), Adauto Marmita (PR) e Nelson das Placas (PDT).

A Câmara informa que não há despesa nessas homenagens, os “mimos” oferecidos – cartões de prata, flores, placas etc. – são bancados pelos vereadores e o coquetel (quando há) é pago pela família do homenageado. Na rea­lidade, os custos incluem a despe­sa com pessoal (funcionários do Legislativo, mas não em dinheiro, em banco de horas), energia elétri­ca (iluminação, ar-condicionado) e confecção de diplomas e certifi­cados (feitos pelo setor de Tecno­logia da Informação da Câmara em papel tamanho A4).

Honrarias – No ano passa­do, quase 20% dos projetos apre­sentados pelos 27 vereadores da Câmara de Ribeirão Preto, entre o início de fevereiro e meados de dezembro, quando começou o recesso parlamentar, froam rela­cionados à concessão de home­nagens, como títulos de cidada­nia emérita ou ribeirão-pretana, sessões solenes para celebrar datas comemorativas ou ainda para incluir determinadas datas no calendário turístico oficial do município. Os dados foram ob­tidos no site do Legislativo.

Os vereadores apresentaram na Câmara 502 projetos, sendo 427 individuais e 75 coletivos – de autoria de mais de um parla­mentar. Deste total, 99 tratam de homenagens – 19,7% do total, média de quase dez por mês (9,9), lembrando que em janeiro não houve sessão, em julho o Legislativo entrou em recesso parlamentar de uma quinzena e o ano legislativo terminou em 21 de dezembro. Quem mais apresentou propos­tas desse tipo foi Jean Corauci (PDT), com dez, seguido de Ro­drigo Simões (PDT) e Maurício Gasparini (PSDB).

Postagens relacionadas

MP sobre saques do FGTS é derrubada

Redação 1

Mercado eleva para 2,29% projeção do crescimento da economia em 2023

William Teodoro

SAERP mantém esquema de emergência para garantir abastecimento

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com