Estamos encerrando mais um ciclo em nossas vidas. Ao final do ano, como ocorre agora, é momento de fazermos um balanço do que enfrentamos no período que se encerra. Mesmo que esta seja uma reflexão íntima, apenas para nós próprios, como um exercício de cobrança por não termos feito mais ou de comemoração pelos objetivos e metas alcançados. Aos homens públicos este balanço deve também chegar ao conhecimento das pessoas, para que elas saibam como agiram seus representantes e possam ter um indicativo do que esperar em períodos vindouros. Já venho publicando, parceladamente, este balanço em minhas redes sociais, para dar conhecimento de meus atos.
2021 foi um ano de muitos desafios. Mas também de superação. Oportunidade de mostrar nossa garra, comprometimento e vontade de vencer os obstáculos. Foi o período em que a pandemia de covid-19 se apresentou de forma mais aguerrida, com picos de casos, óbitos e internações. Mas não esmorecemos nem um minuto. Fomos atrás das soluções, iniciamos a vacinação, dobramos nossa capacidade de armazenamento de oxigênio, ampliamos leitos, buscamos novas parcerias para hospitalização e aumentamos nossa capacidade de atendimento.
Nossa luta maior, no entanto, foi pela vacinação. E à medida que a imunização avançou, os casos retrocederam, felizmente, a níveis próximos do início da pandemia, em março de 2020. Essa foi uma de nossas vitórias. Talvez a mais importante, porque nos referimos a vidas salvas, doenças prevenidas a custo de muito trabalho na organização, agendamento e aplicação dos imunizantes. Aplicamos com a maior agilidade possível as doses recebidas e, com isso, vimos os indicadores melhorarem, as atividades voltarem e as oportunidades ressurgirem para quem enfrentou também sérias complicações, principalmente no mercado de trabalho.
Ao mesmo tempo em que combatemos com todas as forças a pandemia que ainda afeta todo o mundo, mantivemos o nosso ritmo de trabalho o mais acelerado possível. Foi assim que conseguimos novas vitórias para melhorar a vida da população. Mantivemos as nossas obras em andamento, nossos programas em execução e investimos recursos para que todos tenham o melhor atendimento público.
Na área da saúde, uma de nossas prioridades neste ano, avançamos significativamente na construção do AME Mais Idoso, na reforma da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Leste, na avenida 13 de Maio, inauguramos o Centro de Reabilitação Pós-Covid (Sererp), reinauguramos a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Quintino Facci, após reforma e ampliação de sua área construída, iniciamos a reforma da UBDS Central para implantação do CAPS IV no local e ampliamos o horário de atendimento da UBS Cristo Redentor, que passou a ser das 7h às 19h, com quatro horas a mais de atendimento.
Na educação demos passos decisivos para ampliação e modernização da nossa rede municipal de ensino. Entregamos sete novas escolas, somadas às três entregues em 2020, fornecemos mais de um milhão de refeições pelo programa de alimentação, no período em que as aulas presenciais estiveram suspensas, zeramos a fila de espera por creches (uma demanda de décadas), contratamos 270 novos professores, adquirimos 1.500 computadores para as escolas e áreas administrativas, seguimos com a instalação de câmeras de segurança (teremos 2.560 até o ano que vem), garantimos a implantação da jornada estendida, com a 6ª aula para o ensino fundamental, reestruturamos o ensino da língua inglesa, com início das aulas já no 1º ano do ensino fundamental e mais aulas nos anos finais, e projetamos a climatização de todas as escolas até o próximo ano.
Novos desafios virão no próximo ano. Vamos vencê-los juntos, sem deixar ninguém para trás. Feliz 2022.