O ano está chegando ao fim, mas antes do Natal ainda tem um feriadão prolongado. O de 15 de Novembro, Proclamação da República, que “cai” numa sexta-feira. E, em muitos municípios, também é feriado o 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra (não em Ribeirão Preto). Prolongado ou não, esses dois feriados são ocasiões perfeitas para recarregar as energias em Brotas, um destino de natureza e com muita água para aplacar o calorão da época. Típica cidadezinha do interior, ela tem atrações para ir com a família ou com os amigos.
Essa é a época do ano perfeita para as atividades na água em Brotas. Com sol forte no céu e temperaturas facilmente batendo os 30 graus, até as cachoeiras, que geralmente são mais frias, estão agradabilíssimas para banho e nado. O turista pode escolher entre se refrescar em cachoeiras, no Rio Jacaré-Pepira, um dos mais limpos do Estado de São Paulo, na Represa do Patrimônio, lago de aproximadamente 14,5 hectares, na famosa nascente Areia que Canta, onde é possível acompanhar a água do Aquífero Guarani brotar do solo, jogando para cima pequenos grãos de areia muito brancos, e em piscinas dos ecoparques abertos para ‘day use’.
Para quem viaja com crianças, os ecoparques são perfeitos porquê oferecem várias atividades e têm a infraestrutura que os pais procuram para o conforto dos pequenos.
Aventura
Na terra do cantor Daniel, água significa aventura. São mais de dez atividades aquáticas. A mais conhecida é o rafting. Mais que uma atividade de aventura, descer o Jacaré-Pepira, passando pelas quedas, em bote inflável é uma experiência que propicia aos participantes enfrentar desafios, trabalhar em grupo e interagir com a natureza. Outra maneira de descer o rio é em caiaque. Mais rápido e ágil que o bote do rafting, é mais adrenalina.
Brotas vai sediar, nos dias 02 e 03 de novembro, a 2ª etapa e final do Campeonato Brasileiro de Caiaque Polo e Seletiva Nacional para o Pan Americano 2019 Brasil. Será no Clube de Campo de Brotas, com entrada gratuita. É levar a cadeira de praia, o guarda-sol, o protetor solar, água e lanche para curtir um show de canoagem.
Também vale muito a pena fazer boia-cross. Acomodado em uma boia individual, o turista deixa-se levar pela correnteza por um trecho do Jacaré-Pepira de corredeiras mais suaves ou medianas. Tradição entre os brotenses desde a década de 60, a atividade possibilita uma profunda interação com a natureza já que, além de estar dentro da água, há tempo e silêncio para observar a natureza às margens do rio. Se preferir algo mais tranquilo, o turista pode flutuar no rio usando coletes salva-vidas, atividade muito relaxante. Na água, há ainda outras opções como stand up paddle, aquaball, circuito cable e rapel.