As inscrições para a Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto se encerram neste domingo, dia 11 de agosto. Até o fechamento desta edição faltavam cerca de 10% para atingir o limite máximo de 2.500 participantes. Os interessados podem acessar o site www.mmirp.com.br. A prova será realizada no dia 25 de agosto, às 7 horas, com largada e chegada no estacionamento do RibeirãoShopping.
Após este domingo 11 agosto só serão aceitas inscrições em casos de desistências ou possíveis vagas remanescentes, no entanto sem garantia do nome no numeral de peito e tamanho de camiseta e/ou brinde.
Assim como no ano passado, a MMIRP distribuirá R$ 41.200,00 aos primeiros colocados dos 21 km, nas categorias Elite (dez primeiros) e Amador (cinco primeiros), masculino e feminino.
Em 2023 a MMIRP reuniu mais de 2.400 corredores. Foram atletas inscritos de 169 cidades, 14 estados brasileiros, mais Distrito Federal. Também participaram representantes de seis países.
Além da meia maratona, a prova terá ainda os ‘5km Tribuna Ribeirão’. Os percursos foram oficialmente aferidos. As duas provas constam no calendário oficial da World Athletics.
A Meia de Ribeirão reúne patrocinadores tradicionais e de peso, como o RibeirãoShopping, CAIXA / Governo Federal – Brasil União e Reconstrução, GS Inima Brasil, Rede Ideal, Savoy Leilões e DTP Comunicação Visual, além de uma grande rede de apoio logístico e parceiros de mídia como TV Record, Viva LED, rádio Diário FM, gráfica New Cores e Fonte Assessoria de Imprensa. A prova também mantém uma parceria com o Convention & Visitors Bureau, entidade presente em 111 cidades brasileiras. Além disso, tem apoio logístico da Polícia Militar, Secretaria de Esportes, RP Mobi, Guarda Civil Metropolitana, Transerp, Estre e KA2RP Eventos.
Pelotão africano na disputa
A campeão da Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto em 2023, Viola Jelagat Kosgei, do Quênia, terá a companhia de outros africanos na prova deste ano. Confirmaram presença o também queniano, Kiplimo Kimutai, e o etíope, Gurara Muleta Jelagat.
Eles se juntam a nome de peso do atletismo nacional, como o multicampeão Altobeli da Silva e Kleidiane Barbosa Jardim. Além disso, há a forte concorrência regional, como os campeões de outras edições da Meia de Ribeirão, James Marcelino Ferreira e no feminino Eulália dos Santos e Tatiane Rodrigues. Outro forte concorrente é o atleta de São Joaquim da Barra, Walace Evangelista, terceiro colocado ano passado.
Possíveis desfalques – O campeão de 2023 Giovani dos Santos e o campeão de anos anteriores Samur Inácio são dúvidas. Giovani sofreu uma lesão em treinamento. O mineiro, no entanto, disse que virá a Ribeirão Preto e não descartou correr. Já Samur se recupera de uma lesão e sua participação ainda é incerta.
Ao todo, 42 atletas foram registrados até agora na elite. Eles enviaram currículo à Federação Paulista de Atletismo (FPA). Dez atletas não tiveram os currículos aprovados.