Tribuna Ribeirão
Cultura

Último Clube do Livro de 2021 discute “As Cidades Invisíveis”, obra de Italo Calvino

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promove o último encontro do ano do Clube do Livro neste sábado (11/12), às 16 horas. Após 11 obras discutidas, a atividade debate neste encontro o livro do escritor italiano Italo Calvino, “As Cidades Invisíveis”. O Clube do Livro é gratuito e aberto para a população – para participar basta acessar o link da plataforma de reuniões Zoom: https://us02web.zoom.us/j/82114413787.

Italo Calvino nasceu na cidade de Santiago de Las Vegas, em Cuba, mas mudou-se ainda criança para a Itália. Em meio a tantas obras, o escritor lançou, em 1972, a prosa “As Cidades Invisíveis”. O livro, quase filosófico, conseguiu entrelaçar a ficção e a realidade com precisão ao abordar conversas imaginárias do explorador veneziano Marco Polo com o imperador tártaro Kublai Khan. Com narrativas curtas, como quase pequenas fábulas divididas em 11 blocos, a obra retrata Marco Polo apresentando ao Grande Khan como é cada uma das cidades dominadas pelos tártaros.

A bibliotecária e coordenadora do Clube do Livro, Gabriela Pedrão, explica que que, por ser uma obra mais enxuta, foi escolhida para este último encontro do ano, em dezembro. Segundo ela, já conhecia o autor e tinha vontade de apresentá-lo para os integrantes do grupo. “Havia um tempo que não liamos autores italianos. Neste ano, já tivemos Elena Ferrante e, agora, Italo Calvino”, comenta.

Gabriela Pedrão destaca que a obra traz reflexões poéticas sobre a experiência humana, usando a cidade como metáfora condutora. “O livro traz discussões sobre a morte, memória, cultura, a passagem do tempo, relações humanas e a experiência urbana de maneira geral. Por isso, é uma obra que permanece atual, ainda que seja situado no passado”.

Reflexões sobre 2021

Para a coordenadora, o Clube do Livro de 2021 foi “excelente”, devido ao número de pessoas que participaram de forma on-line e pelas obras que foram discutidas, que geraram discussões “interessantes e animadas”. “Acredito que continuar com encontros on-line ajudou o grupo a não perder o hábito da leitura e a incentivar a discussão. Foi uma forma de mantermos o contato e não deixarmos a literatura de lado, apesar dos momentos difíceis”, analisa Gabriela.

Ela ainda revela que o encontro foi um refúgio. “Foi um conforto e privilégio poder continuar com esse grupo que esteve comprometido e animado durante o ano todo. Em muitos momentos de cansaço e desanimo, foi um refúgio para mim”. A coordenadora faz segredo sobre os livros do Clube do Livro de 2022. “Temos expectativas de uma lista diferente, com livros clássicos e contemporâneos”.

A lista completa dos livros de 2022 será divulgada no encontro de sábado (11/12).

 

SERVIÇO

Clube do Livro com a obra “As Cidades Invisíveis”, de Italo Calvino
Com Gabriela Pedrão, bibliotecária
Data: 11 de dezembro (sábado)
Horário: 16h
Plataforma de exibição: Plataforma de reuniões ZOOM (https://us02web.zoom.us/j/82114413787)

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e neste ano de 2021 realizou sua 20ª edição, pela primeira vez, no formato on-line, devido à pandemia do novo Coronavírus. O evento permitiu a presença e a interatividade do público e conectou um público de 27 países: foram aproximadamente 110 horas transmitidas ao vivo e on-line, no período de 20 a 29 de agosto, num total de mais de 60 atividades.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Postagens relacionadas

Uma perspectiva feminina sobre o cangaço

Redação 1

Morre a atriz Betty White aos 99 anos

William Teodoro

Ópera de Puccini entra em cartaz

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com