O Grupo Teatro Popular de Comédia (TPC) promove, até o próximo final de semana, a 15ª edição do Festival de Teatro TPC, que começou no feriado da Independência (7) e vai até 22 de setembro em três espaços da cidade – Sala Marcos Caruso, Teatro Marista e Teatro Municipal de Ribeirão Preto. No total, são 20 espetáculos e 22 sessões, com alunos do curso da Escola de Teatro TPC e peças de repertório da trupe.
Ainda serão apresentados 17 espetáculos em 18 sessões (leia quadro nesta página). Nos últimos 15 anos, entre mostras e festivais, o Grupo Teatro Popular de Comédia de Ribeirão Preto levou ao teatro mais de 150 mil espectadores, cumprindo a missão de fomentar a cultura e formar plateias, além de incentivar as pessoas a fazerem dramaturgia e realizarem seus sonhos. Agora, as cortinas se abrirão e será a hora de todos os profissionais envolvidos brilharem em cena.
Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada). Estão à venda na sede da Escola de Teatro TPC, na rua Comandante Marcondes Salgado nº 731, no Centro. Mais informações na internet (teatrotpc.com.br), Facebook (tpcescoladeteatro) e Instagram do grupo (@tpcescoladteatro), pelo telefone (16) 3964-5549 ou no WahtsApp 98134-6508. Dependendo do espetáculo, os valores podem ser alterados. A programação completa está no link https://www.tribunaribeirao.com.br/site/ultima-semana-de-festival-tpc/.
Há espetáculos para todos os gostos: infantis, dramas e comédias. No repertório deste ano estão textos de grandes dramaturgos teatrais como Nelson Rodrigues (1912- 1980), Dias Gomes (1922- 1999), Maria Clara Machado (1921-2001), Bertolt Brecht (1898-1956) e Marcelo Rubens Paiva, entre outros. Serão apresentados grandes clássicos infantis como “As formigas são de Marte e as cigarras são de Vênus” (de Maria Clara Machado), “Rei Leão”, “Moana”, “O Mágico de Oz” e “Incrível Mundo Oz”
Para os adultos, a programação traz adaptações de clássicos do cinema de autores famosos como “O círculo de giz” e “Casamento do pequeno burguês” (Bertold Brecht), “O pagador de promessas” (de Dias Gomes), “Feliz Ano Velho” (Marcelo Rubens Paiva) e “Viúva, porém honesta” (Nelson Rodrigues), “Mulher Macaco”, “Bicho” e “O lado obscuro do espelho”
A programação completa com a data, horário e local da apresentação está no site do Grupo de Teatro TPC, no link https://www.teatrotpc. com.br/festival-1a-semana. O Teatro Marista fica na rua Comandante Marcondes Salgado nº 1.307, na região central de Ribeirão Preto. O Teatro Municipal atende na praça Alto do São Bento s/nº, Jardim Mosteiro. O local tem capacidade para receber 515 pessoas – o estacionamento tem 40 vagas. Já a Sala Marcos Caruso fica na rua Lafaiete nº 825, Centro de Ribeirão Preto.
Sobre o Grupo de Teatro TPC
O Grupo de Teatro TPC foi criado em 1986, em Ribeirão Preto por Noir Jaime Evangelista. Ao longo de sua trajetória o grupo consolidou sua credibilidade e seriedade. Em 2014 o Grupo TPC ganhou o prêmio Top of Mind. Há mais de 15 anos também se tornou um curso de teatro, que oferece atividades em dois endereços, no centro de Ribeirão Preto.
Anualmente o grupo realiza dois eventos importantes que contribuem para o fomento cultural da cidade e da região. Um deles é a mostra e um festival de teatro. Os espetáculos apresentados pelo grupo têm repertório próprio e, muitas vezes, contam com grupos convidados. Por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), o TPC também tem levado a sua arte por todo o interior de São Paulo.